quarta-feira, 6 de junho de 2018

MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS





A lista dos materiais que não podem ser ou não devem ser reciclados é longa. Como por exemplo:


a) VIDROS temperados de janelas, lâmpadas (de todos os tipos), espelhos ,boxe de banheiros ou de carros, ampolas de remédios (devido a facilidade de contaminação).


b) CERÂMICAS (pisos e azulejos) e LOUÇAS (pratos, xícaras e pires, pirex), porque as indústrias não se mostram interessadas comercialmente na reciclagem. Na reciclagem artística alguns itens desta lista são reaproveitados integralmente ou em partes, podendo ser pintados para servir de vasos ou outros ornamentos caseiros, ou como parte da decoração de caixas de MDF e quadros.


c) ACRÍLICOS, BOXES TEMPERADOS, LENTES DE ÓCULOS e TUBO DE TV -  não podem ser aproveitados.

d) PAPÉIS do tipo: celofane, carbono, higiênico, guardanapos e papel toalha usados, laminados amassados e plastificados também não devem ser reaproveitados. Mas limpos colaboram, e muito, dando um efeito diferente por causa de suas texturas.

e) FRALDAS DESCARTÁVEIS, ETIQUETAS E ADESIVOS, FITA CREPE, A CAMADA INTERNA DOS SACOS DE CIMENTO não devem ser aproveitadas, porém, a camada de fora deve ser aproveitada seja na papietagem ou para dar mais resistência á peça.


f) FILMES FOTOGRÁFICOS, exames radiográficos e devem ser aproveitados, desde que muito bem limpos com alvejantes. Fotos antigas e amareladas pelo tempo ficam charmosas em quadrinhos ou caixas decoradas ao estilo víntage.


g) LATAS DE INSETICIDAS, SOLVENTES, AEROSSÓIS E VERNIZES, CLIPES, GRAMPOS  E AS ESPONJAS DE AÇO enferrujados não devem ser aproveitados. Muita gente joga fora as latas de tinta. Mas elas também podem ser reaproveitadas quando bem limpas.

h) Dentro dos itens de plásticos, somente os potes moles de iogurte não devem ser utilizados. Todos os demais devem ser reaproveitados.

i) ESPONJA DE LIMPEZA doméstica, ESPUMA VINÍLICA ACETINADA (eva), EMBRULHO DE SALGADINHO e de BALAS não devem ser aproveitados. Porém, rolhas de cortiça (de todos os tipos) devem ser limpas e reaproveitadas.

j) ISOPOR (de todas as espessuras) é altamente reciclável, fácil de limpar e bem aceito na reciclagem artística. Na reciclagem industrial, devido ao baixo retorno financeiro, não há interesse.

k) PILHAS, LÂMPADAS FLUORESCENTES.  BATERIAS E PRODUTOS ELETRÔNICOS


não devem ser reaproveitadas, pois os materiais de seu interior pode contaminar o ambiente (solo e água). Por isso, não devem ser reaproveitado, nem devem ser colocado junto com o lixo comum. Existem locais apropriados para este descarte.


AJUDE A VIVERMOS UM MUNDO MELHOR, RECICLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.