segunda-feira, 28 de maio de 2018

COMO RECICLAR?


Quando falamos em reciclagem, falamos em primeiro lugar da separação dos “lixos”, começando por aqueles que produzimos dentro da casa de nossas casas. Para isso, basta colocarmos estes tipos de materiais separados em sacos diferentes. Por fim, cabe a nós, colocarmos o material para fora de casa com a devida especificação caso não haja caixas de lixo seletivo por perto. Para isso, basta escrever um papel ou no próprio saco o nome do que está dentro. Não é um trabalho muito grande, não é mesmo?

Símbolos universal da reciclagem

Dessa maneira, os materiais orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas, etc) podem ser transformados em adubo para jardins, hortas e plantações de alimento em geral. E não podem estar junto com os demais porque se deterioram com facilidade e o risco de contaminação é grande.


Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução economicamente viável, além de ser ambientalmente correta.

Nas escolas, os alunos são orientados a separarem o lixo em suas residências. Já é comum nos grandes condomínios a separação seletiva do lixo. Porém, nas grandes cidades, embora haja materiais de coleta suficientes, a população ainda faz pouco uso deles para o descarte do lixo produzido nas residências.

Quando a população tiver plenamente consciente de que boa parte do lixo pode ser reaproveitado e fizer o descarte seletivo, em breve espaço de tempo estaremos vivendo num mundo mais limpo, mais desenvolvido e mais sustentável.

PARA QUE SERVE ESSE LIXO?



lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico pelas usinas de compostagem. Seu uso é importante para a agricultura, nos jardins caseiros e em vasos.

  
Papéis e papelões podem e devem ser reaproveitados na produção de sacolas e peças decorativas para a casa, lojas e cidade, além produtos para a venda.

Os vidros (azeitonas, milho, requeijão, geleias, garrafas, frascos de medicamentos) podem ser reutilizados em objetos decorativos para uso próprio ou revenda. Cacos de vidro também podem ser reaproveitados depois de derretidos para a confecção de novas embalagens.


Os metais como latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio podem ser derretidos e confeccionados novos instrumentos e ferramentas.


Os plásticos (potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, sacolas de supermercado e demais embalagens), assim como os vidros, são derretidos e novas peças são confeccionadas ou serem reaproveitados do jeito que estão.


Quanto às embalagens de longa vida (de leite, de tomate, de sucos) podem e devem ser reaproveitadas em objetos decorativos ou utilitários (como caixas), por serem bastante resistentes.



SEPARE SEU LIXO OU RECICLE-O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.