quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UM PRESENTE DIFERENTE... E BARATO.

Olá pessoal! O Natal está chegando e a maioria das pessoas andam com o bolso curto.

Que tal fazer um presente bonito, útil e barato? E o melhor, feito por você mesmo. Eu fiz e o pessoal adorou!

Veja como é fácil! Arranje caixinhas de MDF na quantidade, tamanho e modelo que desejar.Eu preferi as pequenas porque pensei em um porta-jóias, mas podem servir para outras coisas, um "porta-tudo". Dê uma lixada para tirar alguma rebarba (que insistem em aparecer) e mãos a obra.

Comece pela tampa que é mais trabalhosa. Risque na tampa o motivo que desejar. Eu adoro flores, por isso, foi o tema das minhas caixinhas e bem femininas, já que eram para as mulheres de minha família.



Cubra o desenho com tinta de PVA branca, para que o efeito fique melhor.A secagem é rápida.

Depois, com giz de cera escolar, pinte o desenho. Pode ser numa cor só, ou bem colorido como eu fiz. Mas, aperte bem o giz contra a madeira para que a cor sobressaia.


Terminada a pintura com o giz, cubra tudo com tinta nanquim na cor desejada. Eu escolhi o preto, mas você encontra também nas cores: vermelha, amarela, azul e verde. É bem baratinha e se encontra em qualquer papelaria. Dê duas ou três demãos para que fique bem bonito. 

Pinte as caixas, por dentro e por fora, direto com o nanquim. Dê duas ou três demãos  também. A secagem é rapidíssima. 


Volte à tampa e com uma lixa fina, lixe sobre o desenho pintado. O nanquim sai e desenho aparece. No meio do desenho aparece uns riscos da tinta, dando um aspecto rústico ao trabalho. É o que dá todo o charme.



Fiz ainda uns arabescos com tinta com purpurina para dar um toque pessoal. E passei verniz (uma demão). Escolhi um verniz brilhante, mas pode ser usado o fosco, que fica mais rústico.

Veja as flores que desenhei na tampa.





 

E veja como ficaram bonitas depois de prontas. 



2 comentários:

  1. Realmente você é muito habilidosa e criativa. Gostei muito. Se eu tentar fazer um penso que conseguirei, mas ficará bem primitivo (rsrs)
    Conheci um pouco mais de ti: gosta de flores!
    Um buquê para ti neste dia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Terezinha. Realmente, gosto muito de flores.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.