quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A MÚSICA E AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES (II)

A música da Antiga Grécia Clássica serviu de base para a formação dos sistemas de escalas da música ocidental.

Os hebreus e judeus deixaram grande registro escrito. O torá e os pergaminhos com textos religiosos nos dá dados precisos de sua história e de sua cultura. Esses documentos revelam que a música fazia parte dos descendentes de Adão e Eva. Mais tarde, por ser um povo constituído por tribos nômades, sua cultura musical provavelmente teve a influência de inúmeros povos. Porém, somente o reinado de Davi, a música chega ao povo e passa a se desenvolver mais plenamente. No reinado de Salomão, após a união das 12 tribos é que a música hebraica adquire características próprias.



Mas, a exemplo de outros povos da antiguidades, os hebreus também não deixaram escritos sobre suas teorias musicais, sistemas de notas e escalas ou de estilos. No entanto, como revela o Antigo Testamento, a música tinha uma função social importante, principalmente, nas festividades religiosas, principalmente no Templo de Jerusalém) e nas familiares.
Quanto aos instrumentos, os de sopro eram os mais variados como: trombetas, trompas, o shofar, flautas, oboés. Nos de percussão apareciam: os tambores, os sistros e os crótalos. Nos de corda: as liras, as cítaras e as harpas.



Segundo a mitologia hindu, o deus Shiva é quem ensinou a música aos homens há 6000 anos a.C. No entanto, estudos e achados arqueológicos comprovam que os hindus já tinham uma civilização sedentária e próspera dois milênios e meio antes. Ainda assim, é muito provável que essa civilização tenha desenvolvido uma cultura musical influenciada pelos povos da Mesopotâmia. Apesar os Vedas tenham deixado uma vasta documentação mitológica e religiosa do povo hindu, nada foi escrito de preciso sobre a música, suas teorias e instrumentos.



Na China, os primeiros povoamentos se formaram às margens do Rio Amarelo ou Huang-He e deram origem a uma importante civilização. A música desempenhava papel importante na sociedade, os músicos eram bastante respeitados e os instrumentos musicais tiveram grande desenvolvimento. As liras e cítaras  e um órgão de boca chamado “sheng” eram usados no 3º milênio a.C. O sistema Lyu, um escala musical chinesa que fixava intervalos, foi inventada durante o reinado de Huang-Ti ( de 2698 a 2598 a.C.), sistema que permanece em uso até os dias atuais e que sofreu pequenas modificações com o passar do tempo. No entanto, todas as outras invenções e descobertas sobre a cultura desse povo foi perdida numa queima de todos os livros, ordenado por um decreto imperial em 212 a.C. Mas, ainda assim, a música perpetuou por meio de ensinamentos tradicionais e passou a influenciar a música dos países do leste asiático.

Fonte:
CANDÉ, Roland. HISTÓRIA UNIVERSAL DA MÚSICA. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
WISNIK, José Miguel. O SOM E O SENTIDO. São Paulo: Cia das Letras. 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.