terça-feira, 8 de maio de 2018

ARTESANATO E RECICLAGEM

Muitas pessoas confundem artesanato com reciclagem. Ambos se incluem nas artes visuais, podem ser ou não produzidos com fins lucrativos, além de serem bonitos e expressivos. A única diferença está no material a ser usado.

   

No artesanato o material é novo, ou seja, usado pela primeira vez. 


Na reciclagem, o material já foi usado para um determinado fim e é reutilizado de forma criativa, transformando-o em outra coisa. Uma lata de tinta, por exemplo, pode vir a ser transformada numa floreira, num porta-trecos e assim por diante. Na reciclagem não há limites de reaproveitamento de um material, enquanto este permitir essas mudanças. Já no artesanato, o material é usado uma única vez.

A reciclagem surgiu da tomada de consciência de o nosso planeta está precisando de ajuda e de proteção, porque ele está sendo sufocado e contaminado pela enorme quantidade de lixo que produzimos diariamente.

Triste, não é mesmo?

Essa tomada consciência vem desde a década de 1980, quando surgiram as embalagens descartáveis que, embora práticas, aumentaram assustadoramente a produção do lixo em todos os países. E o seu descarte passou a se tornar um problema para os governos. Preocupados em encontrar lugar apropriado e descarte seguro para esse lixo, os governos encomendaram uma série de pesquisas. A conclusão dessas pesquisas foi a de que alguns componentes dessas embalagens levavam séculos para se decomporem na natureza, como por exemplo, os objetos feitos de plástico. Concluíram também que a demora nessa decomposição contaminava o solo e o subsolo e, consequentemente afetaria a água potável e a produção de alimentos. Concluíram também que, continuando a produzir uma quantidade indiscriminada de lixo, em menos de um século estaríamos mergulhados em um mar de lixo tão grande e extenso, que não haveria mais espaço para os humanos.

Alguém gosta de ver isto?

O fato é que o acúmulo de lixo colocado a céu aberto é prejudicial para todos. O chorume (líquido escuro e viscoso que sai do lixo em decomposição) é insuportável. Além do mau odor que exala, é altamente poluente do ar. Infiltrado na terra, contamina o solo e o lençol freático (veios de água que caminham sob o solo e vão formar os rios) e os próprios rios.  Além do que, é altamente nociva à saúde pela proliferação de insetos, roedores e aracnídeos (aranhas e escorpiões), que carregam para dentro de nossas inúmeros vírus e bactérias dando origem a uma série de doenças que podem levar as pessoas a óbito.

Um amplo programa de conscientização da população e de informação sobre o assunto e seus perigos foram feitas pelos governos, alinhando o crescimento econômico com a proteção ao ambiente. A mídia também tem feito a sua parte, lançando campanhas sobre a importância da coleta seletiva, ou seja, da separação do lixo. Todos estes materiais podem ser reciclados.



Símbolo Internacional da reciclagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.