domingo, 16 de setembro de 2012

TRABALHANDO O ABSTRATO E A IMAGINAÇÃO

Uma das coisas mais difíceis é fazer os deficientes trabalharem com as abstrações, seja na arte ou nas tarefas escolares, porém, sempre se pode dar um jeito.

As ESCULTURAS DE PAPEL AMASSADO são uma saída. Devo lembrar que não se consegue muitas coisas boas nas primeiras vezes. Mas, com a repetição da atividade. O importante é insistir.

São fáceis de fazer. Forneça uma folha colorida. Qualquer papel serve: de crepom a sulfites coloridos. Peça para que a criança a amasse bem apertado. Depois disso, vá abrindo devagar. Quando acham que a forma ficou bonita, é só parar.

Coloque a forma sobre a mesa e pergunte: "Com o que você acha que se parece?" Caso não respondam da primeira vez, gire um pouco e pergunte novamente. Vá repetindo até que digam alguma coisa. Caso ainda assim não consigam, não tem importância. Elogie a forma e encerre o trabalho. Repita numa próxima ocasião.

Vejam como ficam bonitas!


 

Depois, é só explicar que o que viram é fruto de sua imaginação e o que ele viu, pode não ser o mesmo que você ou outra pessoa vê. E que isso se chama abstração.E eles entendem.

Legal, não é mesmo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.