sábado, 1 de setembro de 2012

ARTE-TERAPIA OU ARTETERAPIA?


Encontramos os títulos “Arte-Terapia” em vários sites e blogs. Esse título, ora está escrito com hífen como está neste blog, ora emendado como em tantos outros. Isto traz dúvidas sobre a forma correta de escrevê-lo.

Para dizer a verdade, ambos estão corretos. Mas, a presença do hífen em um e não no outro apenas define o tipo de orientação ou linha psicológica que os terapeutas seguem. 

Para esclarecer esta confusão, é preciso dizer que existem duas linhas diametralmente oposta sobre a mesma função: a linha "interpretativa" e a linha "não interpretativa".

A ARTETERAPIA segue a "linha interpretativa", ou seja, tudo o que é produzido é analisado e interpretado pelo terapeuta. Esta linha segue os preceitos da Psicanálise  criada por Sigmund Freud e como fazia o Dr. Osório César.

Sigmund Freud

Já a ARTE-TERAPIA segue a linha não interpretativa. O material produzido serve para que o terapeuta entenda o conteúdo criativo sem que haja a interpretação. Todas as explicações, implicações e relações entre os elementos que aparecem nas produções artísticas são esclarecidas pelo seu próprio autor ou criador. Esta linha segue a corrente da Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung e divulgada no Brasil pela Dra Nise da Silveira.

Carl Gustav Jung

4 comentários:

  1. E pra que serve??? rsrsrsrsr
    Ó timo esclarecimento.Bjs amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida elimine esta verificação de palavras que ninguém merece e ainda ficou pior.Tem numeral e duas palavras desenhadas,pra gente errar e ter que fazer de novo...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sueli, eu não conhecia a diferença e gostei de ler! Porque já li as expressoes e nunca imaginei que se trata de linha de estudo diferenciada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. $$+ Neighborhoods typically have a large influence on the development of a person. But a mature person can distinguish between good and bad influences. Receiving a bad influence just the same as not loving yourself because you do something that will hurt yourself in the future.
    http://nanabai.blogspot.com/2012/07/love-tips.html

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.