sexta-feira, 7 de setembro de 2018

GRAMATURAS E TIPOS DE PAPÉIS


Existe uma variedade enorme de tipos de papéis. E de tempos em tempos, outros novos aparecem. Uns são brancos, coloridos, brilhantes, foscos, lisos ou estampados.

Gramatura é o peso da folha de papel por metro quadrado (m²) dado na grossura do papel. E é essa grossura, mas o material utilizado na sua confecção que difere um tipo dos demais. Na indústria de papel, a GRAMATURA é chamada de “gramagem”.  É uma medida padronizada, expressa em gramas (1g/m²) como exigência da ISSO 536. No entanto, podemos encontrar papéis que pesem mais ou menos que essa medida.

Para fazermos qualquer coisa, devemos levar em conta o tipo e a gramatura mais adequada ao propósito do que queremos fazer. O papel mais adequado, portanto, tem a ver com a gramatura do papel.


Se queremos escrever, desenhar ou fazer impressões caseiras ou comerciais (papel timbrado, marcar pedidos, notas fiscais, recibos) usamos o papel OFF SET (mais conhecido como o sulfite), de gramaturas 70, 75, 90, 120, 150, 180 e 240g. Normalmente, é um papel branco, mas pode ser encontrado também nas cores: rosa, azul, verde e amarelo.


Para impressões mais delicadas como, devemos usar o papel COUCHÊ, por ter melhor qualidade e gramaturas de 70, 75, 90 e 115g (de fabricação nacional). Este tipo de papel pode ser encontrado nas cores branco e colorido, sendo:

papel couchê duplex

calendário feito de papel couchê triplex

- brilhante em ambas as faces (COUCHÊ DUPLEX OU TRIPLEX de gramatura 270, 300 e 370g (importado); usados para fazer: folhas para a confecção de livros, revistas, folders e catálogos.

- uma face brilhante e a outra opaca, de gramaturas de 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (nacional); usados para fazer: rótulos, etiquetas, calendários (de mesa ou de parede)

- ambas as faces são opacas e nas gramaturas 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (nacional), para fazer: convites, pinturas, desenhos e textos impressos.


O papel BÍBLIA é um papel fabricado com uma pasta química de alto teor de carga mineral, esbranquiçado e opaco, podendo conter ou não linhas d’água. Sua gramatura máxima é de 50 g/, portanto, um papel fino, mas encorpado. Seu uso mais frequente é na impressão das Bíblias.



 O papel crepom, de seda, cartolinas e color set  são feitos com papel bouffant.






O papel BOUFFANT, feito essencialmente de pasta química branqueada, com alto teor de carga mineral (10%), sem adição de cola, podendo ou não conter linha d’água. È um papel encorpado e absorvente, de boa qualidade e pode ser usado na impressão de livros, serviços de tipografia e cópias mimeografadas. O bouffant de qualidade inferior, contém pasta mecânica. Apesar serem bastante semelhantes, diferem na qualidade e no preço.

 
papel kraft

papel pardo

Papéis mais grossos, como os KRAFT e PARDO, são apropriados para embrulhar coisas, fazer sacolas, forrar prateleiras e outros, por serem mais duráveis e resistentes. A diferença entre um e outro é o brilho e a espessura do papel. O papel pardo tem um lado brilhante e é mais fino que o Kraft. 

Com o papel pardo faz-se envelopes encontrados em qualquer papelaria e sacolas de papel.

 

A reciclagem de papéis começa ainda na indústria. Os papéis que apresentam defeitos de composição ou de gramatura são reutilizados na fabricação de papéis mais rústicos como o CORRUGADO e o PAPELÃO.

papel corrugado - cor única e brilho

papel corrugado fantasia

O papel CORRUGADO ou ondulado (como é mais conhecido) é composto de fibras de celulose com sobra de um monte de papéis de tipos e gramaturas diferentes. Esses papéis colados e prensados numa matriz ondulada. O corrugado é aquele que tem o direito ondulado e o avesso liso. Servem para a confecção de caixas e embalagens importantes.

papel cartão fosco ou brilhante são papelões finos

Já o PAPELÃO é composto por 80% de material reciclado e o restante de material novo. A produção mundial da reciclagem de papéis transformando-os em papelão vêm crescendo a cada ano desde 1998, chegando a uma produção de 1 bilhão e 600 milhões de toneladas. Esta é uma taxa de 71,6% maior, se comparadas com outros tipos de embalagens, inclusive das plásticas. Só o Brasil produz 1,6 milhões desse papelão.


O papelão mais grosso é formado por 3 camadas de papéis virgens ou reciclados: a) as capas (ou forros) externas é um papelão fino que reveste a camada interna (ou miolo) feita de um papelão corrugado. O miolo pode ter uma ou duas camadas de papel corrugado separadas por uma camada de papelão fino, de uma qualidade inferior.


Na reciclagem do papelão ondulado, o “aparista ou papeleiro” tem grande importância; é ele o responsável pela triagem e qualidade do material destinado às indústrias recicladoras.



Seu principal uso é na confecção de caixas, por serem muito resistentes, firmes e leves. Seus maiores consumidores são as indústrias de produtos alimentícios, bebidas, eletrodomésticos, fruticultura e avicultura. No entanto, o mundo desperdiça 5% do papelão. Nas principais zonas urbanas, as caixas de papelão são descartadas.

Todos esses papéis podem ser reciclados tanto pelas indústrias ou de forma artística, evitando o corte de árvores para a aquisição da celulose. É preciso dizer que essas indústrias têm cuidado da conservação ambiental, plantando e replantando árvores em matas próprias e destinadas a esta finalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.