domingo, 29 de outubro de 2017

TRICÔ ARTESANAL

A arte de tecer é antiga e prazerosa. E podemos tricotar de várias maneiras: com máquinas portáteis, teares manuais ou com duas agulhas.

AS MÁQUINAS PORTÁTEIS


As máquinas portáteis possuem um carro que desliza sobre um conjunto de agulhas e tece em movimentos de vai e vem. Podem realizar inúmeros pontos.

As vantagens são: a facilidade é tê-las em nossas próprias casas: a) tecer peças para uso próprio ou para negociar; b) as peças saem por um custo bem baixo; c) a redução do tempo da confecção de uma peça. As desvantagens é que essas máquinas só trabalham com fios finos ou de espessura média; não fazem trabalhos circulares; o resultado final fica bem parecido com as peças industrializadas e o preço dessas máquinas são caros. Caros também são as peças de reposição e o conserto (principalmente do carro), pois exige mão-de-obra especializada.

OS TEARES MANUAIS

tear de pregos (outro tipo de tear manual) são usados por pessoas que gostam de trabalhos mais artesanais e confeccionar suas próprias peças. Veja este tear manual, feito de plástico. É fácil de montar e de tricotar.

tear manual de plástico


 
tear de prego - para trabalhos retos e, abaixo, para trabalhos circulares (em plástico ou madeira)

Esse tear consiste em um quadro de madeira (de vários tamanhos) com uma série de pregos colocados a uma distância regular.  Ou ainda, na forma circular (também de vários tamanhos) feitas de plástico ou madeira com pregos. Trabalhar com estes teares é muito simples. Assista ao vídeo e comprove:


A vantagem é a de ser mais rápido que a confecção com duas agulhas, dependendo da habilidade de cada um; permite uma infinidade de pontos; trabalhar com duas ou mais cores; não há restrição para a espessura do fio (do mais fino ao mais grosso); pode-se trabalhar com linhas, barbantes ou lãs; o custo deste tear é baixíssimo e pode-se adquiri-los em qualquer loja de fios para tricô ou crochê ou você mesmo pode confeccionar um; é bem durável (vale o investimento); confecciona peças para uso próprio e para negociar. Além do mais, trabalhar com esses teares é terapêutico. Quanto ao conserto, se um prego soltar, basta martela-lo de volta. 


TRABALHANDO COM DUAS AGULHAS

Para mim, é o modo mais prazeroso. Ao chegar ao final e ver que a peça foi tecida por você ponto a ponto, não há preço que pague. Mas exige uma certa habilidade, atenção e concentração. Por isso, é mais terapêutico que os modos anteriores.


A vantagem é que o par de agulhas é bem mais em conta que o tear manual, são encontradas em várias espessuras (da mais fina até a mais grossa) e é um bem durável desde que se tenha um pouco de cuidado ao guardá-las. Trabalha-se com qualquer tipo (lã, linha ou barbante) e espessura de fio, confecciona-se qualquer tipo de peça e uma infinidade de pontos fantasia e com uma ou mais cores. E não há limite para a criatividade.

Quando menina, via minha avó tecer meias e luvas com quatro agulhas. Eu achava isso muito difícil. Hoje em dia, este trabalho é facilitado pelas agulhas circulares.

OS FIOS

  
                                cones                   novelo grande           novelos de lã                  

No tricô artesanal o custo maior é o dos fios. Lãs e linhas podem ser encontrados em cones ou novelos. Para trabalhos mais longos como vestidos, calças compridas e casacos compridos os mais indicados são os cones pois evitam as emendas de fios e saem mais em conta. Mas para peças menores, os mais indicados são os novelos.
O tricô é trabalho em carreiras de ida e de volta.

PONTOS BÁSICOS

ponto meia

ponto tricô


O tricô, assim como crochê, possui dois pontos básicos: o ponto meia (também conhecido como ponto Jersey) e o ponto tricô (que é o avesso do ponto meia).

PONTOS FANTASIA

A junção dos pontos meia e tricô, seguidas ou não de laçadas ou de pontos sem tecer, formam uma infinidade de pontos fantasia. Veja alguns:

 




RECEITA DE PONTOS

Alguns desenhos feitos no tricô exigem uma receita. E para seguir essa receita é preciso que conheçamos bem as abreviaturas de cada um dos pontos básicos e de outros usados. Como por exemplo:

carr: carreira
m: ponto meia
t: ponto tricô
laç: laçada (uma ou duas voltas da linha na agulha)
2pj: dois pontos juntos
*2 t, 2 m*: seguir esses pontos até o final da carreira (barra inglesa)
aum: aumentos
dim:diminuições
repetir de * a *: usado quando se tratar de um desenho e devemos repetir os pontos dentro desses asteriscos até o final da carreira.

Veja um exemplo;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.