sábado, 19 de agosto de 2017

PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ

O  crochê é uma técnica de visual bonita e útil. Pode-se fazer uma série de peças que vão desde os famosos biquinhos nos panos de prato até roupas, colchas, rendas, bonecos e bichinhos para crianças e peças que completam algumas obras de arte. E assim como o tricô, também é terapêutico. Pode ser feito por homens e mulheres de todas as idades. Basta querer.

Fazer crochê não é difícil. Basta uma agulha com um gancho na ponta correspondente á grossura do fio que se quer usar e um fio de linha, lã, barbante ou qualquer outro, criatividade e boa vontade. Quanto mais fino for o fio, mais parecido com renda ficará o produto final. Quanto mais grosso ele for, o trabalho ficará mais rústico, porém, não menos bonito.

Para quem desejar aprender a fazer crochê, a Internet está repleta de sites, vídeos (no Youtube) e revistas dedicados a ensinar, passo a passo, os inúmeros pontos.


CONHEÇA OS PONTOS BÁSICOS


É  desses pontos baixos que podemos realizar todos os outros pontos que vemos nas revistas. Então, vamos lá:

Este é o PONTO CORRENTE ou comumente chamado de "correntinha". É este ponto que dá incio a todos as peças de crochê.


Veja como se faz, assistindo ao vídeo.


A seguir vem o PONTO BAIXÍSSIMO. Este ponto é quase invisível, por isso não faz volume. Ele é usado em arremates, finais de carreiras e união de uma peça na outra. Não é um ponto para fazer uma peça inteira com ele porque o trabalho não rende, ou seja, não tem volume.


Vamos conferir como se faz?




Este é o PONTO BAIXO cuja sigla em qualquer receita de pontos de crochê é "p.b". Mas também pode ser substituído pelos símbolos  x ou + e aparece em um esquema gráfico. Este ponto é serve para fazer tramas firmes e pouco elásticas porque é um ponto mais fechado.





Vejam como é feito:




O MEIO PONTO ALTO é intermediário entre o ponto baixo e o ponto alto. Este  ponto tem uma trama mais fechada, porém mais aberto que o ponto baixo porque leva uma laçada. É importante nos trabalhos de crochê porque cria um certo relevo.  Nas receitas de crochê aparece com a sigla "mpa" e nos esquemas gráficos, com este símbolo: 










Confira como é feito:


                                    


Agora vamos conhecer o PONTO ALTO. Este é o ponto mais usado no crochê porque tem melhor rendimento do trabalho por ser mais aberto que os pontos anteriores. Com ele podemos fazer inúmeros pontos fantasia, bicos em toalhas, redes, e pode sofrer variações e combinações com os pontos anteriores. Nas receitas a sigla é "pa" e nos esquemas gráficos o símbolo é este:

Símbolo ponto alto



Vamos como é feito?





VARIAÇÕES DO PONTO ALTO

A partir do ponto alto podemos transformá-lo num PONTO ALTO DUPLO. Ele é mais alto que o ponto alto comum, mas fica mais aberto também. É mais usado em crochês rendados. Sua sigla nas receitas é "p.a.d." e nos gráficos o símbolo é este:







   Outra variação é o PONTO ALTO TRIPLO. A diferença é que se dá uma laçada a mais que o duplo. E se quiser, pode ainda fazer, se o trabalho exigir, o PONTO ALTO QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO etc e, para isto, sempre se dá uma laçada a mais. O trabalho fica com uma trama mais maleável e mais aberta. O gráfico é o mesmo com mais tracinhos cortando o T.

Outra facilidade do crochê é que, se precisarmos parar o trabalho em qualquer lugar por horas, dias ou semanas, ao recomeçarmos não se nota qualquer diferença como acontece no tricô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.