quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A MODA DE 1920 A 1930

As primeiras décadas do século XX foi marcada por acontecimentos relevantes para a sociedade mundial: a revolução Comunista, a Primeira Guerra Mundial, o nascimento da Arte Moderna, a invenção do automóvel, o Charleston e o Jazz,ritmos que embalavam os bailes da juventude. Diante de tantas novidades boas e ruins, a juventude desta década estava desejosa por mais inovações e demonstrava toda essa inquietude nas atitudes cotidianas e nas ruas.

Em 1922, arqueólogos entram na tumba do faraó Tutancâmon, enterrado a mais de 3000 anos e descobrem ali muitas relíquias arqueológicas no Vale dos Reis, no Egito. De posse dessa informação, norte-americanos e europeus começam a se interessar pelos mistérios dessa região. A prática do ocultismo “vira” moda e algumas relíquias como a Cruz de Ankh e o Olho de Hórus se tornam populares e inspiram a moda do vestuário e da maquilagem.

 

A moda apresenta muitas inovações: as roupas se tornam mais práticas, mais leves e soltas. As saias e vestidos encurtam ainda mais, chegando até os joelhos. Os cabelos, ondulados ou lisos, ficam mais curtos.

 

 

Os corsets são abandonados em definitivo. Em substituição, surgem os corselets (ou corpetes) usados sob a roupa com a finalidade de achatar o busto formando um look mais infantil e assexuado, ou seja, sem peitos e curvas aparentes. O objetivo era o de mostrar que as mulheres não queriam a opressão que sofriam e tentavam reprimi-la. Mas esse intendo não foi alcançado.

 

Mas essa moda exigia que suas usuárias tivessem corpos muito magros, esbeltos e longilíneos. Daí surgirem as dietas de emagrecimento e alguns distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.

 

Algumas atrizes de cinema, do teatro e da dança passaram a usar uma maquilagem escura (no estilo Cleópatra), marcada por uma espécie de delineador preto e batom muito vermelho. Essa maquilagem era aceita nos filmes e teatros, mas quando surgiram nas ruas, as mulheres eram alvos de comentários e burburinhos maldosos, por acharem que ficavam com uma aparência vampiresca.

ACESSÓRIOS: Não podiam faltar os chapéus, turbantes, casquetes, tiaras, fitas e faixas na cabeça.

MODA MASCULINA

Não houve muitas modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.