terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A NECESSIDADE DE IMAGENS

idade primitiva

Desde os tempos mais remotos, a humanidade mostrou a necessidade de representar o mundo. E desenhou nas paredes das cavernas esse mundo, mostrando sua vida, seu trabalho, seus gostos e preferências, seus sucessos e derrotas. Mesmo com toda a evolução humana, manter o mundo representado por imagens tornou-se algo intrínseco e inerente aos seres humanos.

Por isso, as imagens continuaram e continuam mantendo sua importância nas mais diversas formas: desenhos, pinturas, esculturas e outras formas de comunicação visual garantindo o processo evolutivo do homem e do mundo independente do florescimento da literatura e das artes representativas.

pintura da idade antiga

Os seres humanos queriam mais. Queriam imagens precisas, perfeitas, realistas. Sabe-se também que nem sempre as diferentes formas artísticas conseguem esse realismo desejado. Então, podemos dizer que as artes retratam o mundo da forma que é possível.

E a busca pela representação perfeita da realidade não cessou. Somente com o aparecimento da fotografia pudemos ter uma representação mais realista e da forma almejada.
primeiras fotografias

Mas não foi uma invenção que surgiu de um momento para o outro. Ao contrário, levou milênios e cada geração contribuiu com seu quinhão de experiências para que o realismo tão desejado fosse atingido. Um realismo que ainda buscamos nos tempos atuais.
 
idade média                       idade moderna

idade contemporânea

A fotografia representa um instante, um momento fugaz, onde os detalhes, minúcias, perspectiva, luz, velocidade e a espontaneidade que tanto os homens comuns e os artistas buscavam e não conseguiam por outros meios. A fotografia libertou as artes visuais e a expressividade fazendo com que evoluíssem.


Em nenhum momento a fotografia tentou suplantar ou eliminar as várias formas de arte visual. Ao contrário, veio ajudar e complementar com o que faltava nelas. E cumpriu (e ainda cumpre) sua missão ao fazer com que evoluíssem. No entanto, aos poucos, foi ganhando espaço. Um espaço particular e sui generis que a transformou em uma nova forma de arte visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.