sábado, 24 de janeiro de 2015

PARABÉNS, SÃO PAULO POR SEUS 461 ANOS

A CAPELA IMPROVISADA QUE SE TRANSFORMOU NA MAIOR METRÓPOLE BRASILEIRA

25 de janeiro de 1554 - diante dos nativos da região foi fundada   uma capela improvisada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, que tinha como finalidade a catequese dos índios e servir de abrigo para os viajantes. A capela foi batizada com o nome do santo do dia: SÃO PAULO.

Com o tempo, a capela foi sendo melhorada. Mas, foi perdendo espaço para as funções educativas de catequese e logo se transformou num colégio. Afinal, para os jesuítas a catequese era muito importante e haviam muito índios a serem catequizados.

Situado entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú o colégio  e a pousada ganharam fama entre os viajantes e moradores do litoral. E em pouco tempo, surge um pequeno povoado em torno do colégio. Povoado que recebeu o nome de SÃO PAULO DE PIRATININGA. E o povoado foi crescendo, crescendo, crescendo... E em 1824, na visão do pintor Baptiste Debret, a capela, o Colégio e o povoado já estavam assim: 


Em 1850, assim era São Paulo:



Visão de São Paulo de 1890 a 1910.




Com a industrialização tudo mudou. E em 1950, a cidade de São Paulo já estava deste jeito:



Praça da Sé - Catedral em construção ao fundo

Praça Clovis Beviláqua - trabalhadores em filas de ônibus

E em 2015, São Paulo era assim:


Avenida Paulista e o Masp em destaque

Ponte Estaiada - centro

Parque do Ibirapuera - Obelisco


Estação da Luz - próximo da Sala São Paulo 

Museu do Ipiranga

E tantos outros pontos turísticos, bares e restaurantes, shows por toda a parte, teatros, cinemas, shoppings, centros de cultura, o SEAGESP, etc 

ORGULHO DE SER PAULISTANO.



Um comentário:

  1. Muito boa a matéria... estava realmente procurando imagens de 1915 e anteriores. Está de parabens.
    Apenas uma pequena correção: a Estação Luz abriga o Museu da Língua Portuguesa. A Sala SP está na Estação Júlio Prestes (a próxima).

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.