sexta-feira, 25 de julho de 2014

A MÚSICA POPULAR


A música popular (ou pop) é um gênero acessível e apreciado por inúmeras pessoas. Difere da música erudita ou clássica por não ter tanta elaboração, nem ser tão formal. Difere também da música folclórica, por não se prender a músicas tradicionais de uma região ou de um povo. Mas, com certeza, tem raízes esses tipos, nas músicas religiosas e misturadas com as conquistas das de vanguarda.

A música pop (ou popular) difere de um país para outro. Mas, isto não impede que sejam conhecidas em outros países ou no mundo todo.

No século XIX, os músicos ainda viajavam pelo mundo divulgando seu trabalho para o maior número de pessoas possível.

 Já no século XX, com as primeiras gravações em discos e o advento do rádio tornou essa tarefa bem mais fácil. Milhares de pessoas podiam ouvir músicas sem ter que ir a um evento público ou a um teatro. As músicas chegavam á casa das pessoas



Mais tarde, os avanços tecnológicos do cinema e da televisão propiciaram uma divulgação maior, fato que levou alguns ritmos a uma popularidade internacional. Alguns ficaram bastante conhecidos, como por exemplo, o samba e a bossa-nova (do Brasil), o rock e o country, o rap, o blues e o jazz (dos EUA), o reggae (da Jamaica), a salsa (de Cuba e da Colômbia).




As músicas internacionalmente conhecidas e apreciadas fazem parte de um grupo seleto que ficou conhecido como “word music” ou “música do mundo”.


Ao contrário das músicas eruditas, religiosas e folclóricas, as populares são efêmeras. Fazem sucesso por um tempo limitado e, depois, desaparecem para ceder lugar a outras mais novas. No entanto, é possível perceber que algumas delas se perpetuaram pelo tempo afora e ainda são apreciadas como antigamente.

Nos anos finais do século XX e iniciais do século XXI a Internet veio modificar ainda mais o cenário musical. Agora, milhões de pessoas podem ouvir música em qualquer lugar: na rua, nos transportes públicos (desde que tenha fones de ouvido) ou em qualquer outro lugar, com acessos pelo celular. A internet também colaborou para que a música popular tenha se tornado uma fonte de negócios altamente rentáveis.

Mas, todo este avanço também trouxe consequências. Os lucros fizeram com que as gravadoras de discos selecionassem para gravar as músicas de maior apelo comercial e sem preocuparem com a qualidade das letras. Esta atitude fez com que a população consumisse uma música de qualidade duvidosa.


Por outro lado, a facilidade proporcionada pela internet e os lucros ligados ás atividades musicais alimentam sonhos. A esperança de uma vida tranquila financeiramente faz com que muitas pessoas se julguem talentosas e postem nas redes sociais, verdadeiras “aberrações musicais e vocais”. E, em meio a esse mar de porcarias, ainda encontramos pessoas verdadeiramente talentosas.

Outra consequência é a mudança do conceito de sucesso. Antigamente, ouvia-se uma música e se apreciava a letra, o ritmo e a melodia. Só então se comprava o disco (LP) ou o CD. A quantidade de vendagem de LPS ou de CDs determinava o sucesso dessa música.

Nos dias de hoje, o sucesso é medido pelo número de visualizações nas diferentes redes sociais. As postagens que recebem milhões de acessos chamam a atenção e são consideradas bem sucedidas. Mas, nada garante que as pessoas apreciaram a música ali exposta. Por isso, muita gente faz “sucesso” sem merecer. 

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