domingo, 9 de fevereiro de 2014

A MÚSICA MODERNA


Chamamos de música moderna ás tendências musicais do final do século XIX até a metade do século XX. Essas tendências tinham caráter exclusivamente experimental e com a valorização da inovação e da criatividade. Esse movimento deu início à chamada “Arte Moderna”, envolvendo as artes plásticas e a música.

Dentre essas tendências inclui-se vários outros movimentos como: o impressionismo, o expressionismo, o dodecafonismo, o atonalismo e outras.


O IMPRESSIONISMO

O impressionismo teve sua origem nas artes plásticas. Teve esse nome por causa de uma pintura de 1872, na França e realizada por Monet,  cujo título era “Impressão, nascer do Sol”.
 

A pintura impressionista tinha como tema a natureza, portanto, os temas de paisagens era a tônica principal. Valorizavam a luz natural, a decomposição das cores, as sombras coloridas e luminosas, com pinceladas bem soltas retratando os movimentos da cena em questão.

Na música, os compositores também procuravam retratar imagens. As melodias eram sensuais mas com pureza e singeleza. Não descartavam um toque de tristeza e melancolia.


Os principais compositores impressionistas foram: 
  
  
                              Claude Debussy                    e             Maurice Ravel.


VAMOS OUVIR SUAS MÚSICAS?

CLAIRE DE LUNE - Debussy

BOLERO - Ravel 
tocada pela Orquesta Filarmónica De Munich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.