quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O CLASSICISMO MUSICAL


O século XVIII foi o século da liberdade e das novas ideias. Um século de rompimentos de conceitos antigos e da construção de novos modos de pensar sobre a natureza, as pessoas, os governos e a religião. Um século onde tudo era questionado, discutido, analisado com objetividade e avaliado segundo os novos conhecimentos.

Por isso, foi um período onde a intelectualidade teve papel importante e os pensamentos se aprimoraram. Daí, ser chamado de “iluminista”. Desse período surgiram as bases e os fundamentos das sociedades e das políticas atuais. Mas, apesar dos conflitos e das mudanças nos costumes, foi um período humanitário, equilibrado e harmônico.


E se tudo era influenciado pelo ideal iluminista, a música não ficou ilesa. E na metade do século XVIII e início do XIX, mudanças foram propostas para a ela.

O fim do período barroco coincide com este novo tempo. A música, até então, tinha um estilo complicado, muito rebuscadas em seus ornamentos tornando-as difíceis e complexas. Um período onde as contradições estruturais estavam presentes.

As novas ideias transformou as pessoas. Estavam mais cultas, mais conhecedoras e, consequentemente, o gosto artístico estava mais aprimorado. Passaram a preferir as artes que melhor se adaptavam ao novo pensamento e cultura da época.


De 1750 a 1790, houve grande mudanças estruturais na música. As música, foi se tornando mais claras, mais regular nas formas e nas proporções, e mais objetivas, mais simétricas e equilibradas. Os compositores dominavam os novos conhecimentos e os utilizavam para garantir a simplicidade, a simetria, a harmonia, o brilho e a sofisticação tão almejados. Mas, uma grande batalha musical eclode. De um lado, a ópera e, de outro, a música instrumental.

                                                                       C von Glug 

Na ópera havia a preocupação e a busca de uma ópera mais racional. E as primeiras conquistas se devem a Christoph Willibald von Gluck.

Mas, foi a música instrumental quem mais influenciou este período. A criação e a consolidação de uma nova estrutura musical: a forma-sonata. Era uma música leve, simples, despojada de exageros e ornamentos, e até certo ponto, frívola e divertida. Mas os músicos e compositores procuravam manter o requinte, a formalidade e a mecânica.

sonata de C. P. Emmanuel Bach

Este gênero musical surgiu logo após o período barroco e seus grandes divulgadores foram os filhos de Johann Sebastian Back. Wilhelm Friedemann Bach, o primogênito, foi grande e criativo compositor. Mas, não se preocupou muito em deixar registros do seu trabalho. O que se tem e em dia, se deve ao trabalho do irmão mais moço, Carl Phillip Emmanuel que deixa registrado em partituras as próprias composições e ainda registrou algumas do irmão.

    
                              W. Friedemann Bach              C. Phillip Emmanuel Bach

Este gênero musical serviu de modelo para todos os outros gêneros que foram criados posteriormente: as sinfonias, os concertos para solistas, os quartetos de cordas, obras de câmara, músicas sacras e as sonatas para piano. Gêneros que produziram verdadeiras obras-primas.

                                                         6ª sinfonia de Haydn

Dos muitos compositores e músicos que se dedicaram a música clássica ou erudita, pode-se destacar três grandes nomes deste período: Franz Josepf Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) que levaram o estilo ao apogeu pelo seu virtuosismo e Ludwig van Beethoven (1770-1827) que finaliza este período. Em suas obras, Beethoven já mostrava as características de um novo período musical: o romantismo.

 
                                         Haydn                                                 Mozart

                                                                         Beethoven


fonte

filme: Meu nome é Bach (encontrado no Youtube), o qual recomendo assistrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.