quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DEFININDO “MÚSICA”


Vivemos imersos num mundo de sons. Alguns agradáveis; outros, desagradáveis. A música está entre os sons agradáveis e prazerosos. E não há nenhuma civilização ou agrupamento humano que não possua suas próprias manifestações musicais. Na vida do ser humano, a música assume um lugar de importância pelo bem-estar que proporciona.
Os dicionários definem “música” como uma técnica que organiza e combina vários sons e ritmos.  Mas, esta definição é insuficiente e não a define completamente, já que existem músicas em que os sons se agrupam de forma aleatória, formando a chamada “música improvisada”.
A música é uma prática humana por excelência. E, portanto, um produto cultural. E neste sentido, cada povo ou civilização tem seus objetivos e forma de expressão musical. Como um produto cultural, a música está ligada à vida e pode ser analisada em vários contextos, tais como os sociais, o biológico, o geográfico, o histórico, o político, o filosófico e dos objetivos de cada época e de cada cultura.
A música pode ser considerada como arte. E neste sentido podemos defini-la em termos de criação, de desempenho e de significados. Como criação necessita de intensa manipulação e combinação dos sons e dos silêncios colocados numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas, e organizados em um determinado espaço de tempo. A combinação e a organização temporal podem ser modificadas e recriadas originando os diferentes gêneros e subgêneros musicais. Portanto, uma obra viva, material e concreta. Como desempenho, a música é sempre um espetáculo por si só ou aliada ao canto ou a dança. Pode ser um espetáculo coletivo ou individual. Como significado, depende da percepção de cada observador e, portanto, subjetivo.
Como toda produção artística exige estudo, pesquisa de instrumentos e muito trabalho. Como arte utilitária, está presente em rituais religiosos, nas comemorações militares, festas e funerais. Está presente também na Educação e nas terapias.
Mas, a música ainda pode ser vista como linguagem. E como tal, tem sempre algo a expressar para alguém. E sempre que alguém expressa algo o lado emocional do homem entra em jogo. Com a música não é diferente. Ao criar uma composição, o autor coloca suas emoções e sentimentos de forma intuitiva. Ao ouvir a composição, o espectador percebe e recebe a mensagem expressa, compreende as emoções e sentimentos de forma intuitiva e reage com identificação ou repulsa. Portanto, subjetivo.

Por todas estas razões é muito difícil encontrar uma definição para o termo “música” que leve em consideração todas as nuances que ela envolve. Por isso, é tão sedutora, misteriosa e encantadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.