domingo, 22 de setembro de 2013

DANÇA CONTEMPORÂNEA


A arte contemporânea surgiu a partir da década de 1960. Sua intenção era a desconstruir a cultura clássica, ou seja, do que se conhecia como arte. Surgiu como uma forma de protesto.
A partir de então, foram realizados muitas experimentações e criadas muitas inovações em todos os setores da arte. Os artistas contemporâneos passaram a se preocupar em transmitir conceitos, ideias e sentimentos em vez da preocupação clara e estética de épocas anteriores. Eram mais livres, soltas e sem muitas regras. Tudo era possível. E, por isso mesmo, traziam em si uma complexidade maior. E na dança não foi diferente.

Mas, a partir de 1980, a arte contemporânea começa a tomar forma e a desenvolver sua própria linguagem. Na dança, o espaço é modificado. O palco é apenas um ponto de referência.
Os movimentos da dança clássica e da dança moderna são abolidos e criados novos movimentos. A dança contemporânea surge como uma explosão de criatividade e espontaneidade, de sentimentos e emoções à flor da pele em forma de movimentos.

Os temas são sociais e culturais. Refletem a vida de cada um e da sociedade em que vivem. Por isso, os temas são diversificados. Dependem das situações e dos fatos reais. E a comunicação entre os bailarinos e o público é instantânea.
O corpo tem autonomia. Os movimentos ora são explosivos, ora contidos, ora suaves, ora tensos. E nesse jogo de alternâncias de movimentos, de espaço e tempo, sem regras pré-estabelecidas e sem uma técnica rígida percebe-se uma volta às origens. Uma dança que pode acontecer nos palcos e nas ruas. No salão mais chique ou nas favelas. Uma dança que não é para poucos, mas para todos que se sentirem tocados. Uma forma de dança onde crianças, jovens, adultos e idosos podem participar.

Fonte de pesquisa

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=

2 comentários:

  1. Eu desde já agradeço pelas informações tão esclarecedoras. Sempre ouço falar sobre arte ou dança contemporânea, mas não conhecia este tão rico significado. Agora que sei, pretendo passar adiante, com certeza, pois acho que me apaixonei... rsrs

    Um grande beijo e muito sucesso!

    Rosilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Rosilene. Que bom poder ajudar de alguma forma.!

      Excluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.