segunda-feira, 1 de abril de 2013

CRIATIVIDADE NA VIDA PROFISSIONAL

Com o avanço tecnológico, as empresas têm necessidade de se adequar as novas mudanças. Como qualquer organização, por mais funcional que seja, não dura para sempre. MUDAR, RECICLAR E INOVAR - são palavras de ordem de qualquer empresa da atualidade. E, para isso, é preciso criatividade.

As empresas também precisam comercializar os produtos que fabrica. A renda conquistada da venda de seus produtos serve para resolver problemas de produção, abrir novas vagas de emprego, conquistar novos clientes e fornecedores. Em outras palavras, as empresas precisam expandir. E para isto, a criatividade é essencial.

Mas o funcionário também precisa ser criativo. Não só para conseguir um emprego, mas também, para manter-se empregado. Resumindo, a criatividade é importante e necessária para a empresa, para o empregador e para seus funcionários.

Empresas em que a criatividade não é exigida progridem muito pouco. Seus funcionários não trabalham com vontade, sentem medo de verbalizar ideias ou de propor mudanças. E há muitas empresas em a mesmice é desesperadora. 

Vejam o que diz George Bernard Shaw:


Embora Jung considerasse a criatividade como um instinto natural nos humanos, ela pode ser aprendida e desenvolvida. Muitas empresas investem pesado em projetos e programas de capacitação de funcionários, criam oportunidades para que os funcionários possam opinar, sugerir ou colocar em prática algumas mudanças no ambiente de trabalho. Com isto, o trabalho fica mais prazeroso, mais leve e agradável porque sentem-se valorizados e fica mais fácil “vestir a camisa da empresa”.


Mas, nem sempre a falta de criatividade é culpa da empresa. Muitos funcionários acreditam que se colocarem alguma ideia ou se der alguma sugestão serão criticados ou gozados pelos colegas de trabalho. Outros, não acreditam em si mesmos e não acreditam que possam ter uma ideia aproveitável. Estas pessoas acabam por bloquear, não só a sua própria criatividade, mas também bloqueiam todas as oportunidades para desenvolvê-la.

Geralmente, quando se fala de criatividade no ambiente de trabalho, logo vem à mente, um funcionário que faz tudo, sabe tudo, tem ótimas ideias que são aplaudidas e aproveitadas por todos. Bobagem! Funcionários assim não existem nas empresas modernas. Isto porque, a maioria das empresas da atualidade descobriu que o trabalho compartilhado é mais vantajoso e eficaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.