quarta-feira, 16 de maio de 2012

O DESENHO INFANTIL E A ARTE EGIPCIA DA ANTIGUIDADE


Os desenhos infantis se assemelham (e muito) com a Arte Egípcia  dos tempos dos faraós. Não acreditam?


Como os artistas egípcios daquele tempo, as crianças desenham o que gostam, o cotidiano de suas vidas e a forma como percebem o mundo. Para elas, por não perceberem a tridimensionalidade, seus desenhos não possuem essa qualidade.  Da mesma forma, por desconhecem a profundidade, colocam os objetos de seu interesse, um ao lado do outro em torno da figura principal: uma figura humana, com a qual representa alguém ou a si mesma.

Os desenhos infantis são frontais. Isto é, o corpo é sempre visto de frente enquanto a cabeça, pernas e pés estão voltados para um dos lados, como faziam os artistas egipcios da antiguidade.

Ao darem o colorido com lápis ou tinta, o fazem utilizando um colorido liso, sem nuances de cor, sem claros e escuros e sem indicações de relevo ou texturas.

A exemplo dos antigos egípcios também estabelecem uma certa hierarquia: primeiro, o que é mais significativo para elas. E, em ordem decrescente, os de menor importância. Isto serve para pessoas e objetos. Por isto, ao se trabalhar as questões familiares, a ordem com que as figuras humanas se apresentam, é sempre muito importante.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.