sábado, 14 de abril de 2012

O PRECURSOR DA ARTE-TERAPIA NO BRASIL


Ulisses Pernambucano
No Brasil, Ulisses Pernambucano de Melo Sobrinho, nascido no Recife em 6 de fevereiro de 1892, forma-se médico, em 1912, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nos anos finais do curso, passa a trabalhar como interno no Hospital Nacional dos Alienados, na Praia Vermelha, RJ, onde também estuda Psiquiatria.
Em 1918, Ulisses Pernambucano volta à sua cidade natal para concorrer a uma vaga na cadeira de Psicologia e Pedagogia, na Escola Normal Oficial de Pernambuco, onde se destaca como primeiro lugar desse concurso. Mas, por questões políticas não assume a vaga. È, então, nomeado para o Ginásio Pernambuco, exercendo a função de professor de Lógica, Psicologia e História da Filosofia.
Ulisses e a esposa
Em 1925, cria o Instituto de Psicologia e em 1928, assume a direção do Ginásio Pernambucano por dois anos, quando então, assume a direção do Hospital da Tamarineira que apresentava recursos materiais insuficientes e trato inadequado aos pacientes. Influenciado pela monografia de Silvio Moura intitulada "Manifestações Artísticas nos Alienados" (1923), Ulisses Pernambucano passou a utilizar os recursos artísticos na tentativa de se comunicar com os pacientes.
Por lutar pelas minorias é acusado de ser comunista. Essa acusação e o trabalho com artes, pouco entendido por seus colegas de profissão, reduziram as verbas para o hospital que dirigia. Após a reforma do hospital, se demite. É preso por 60 dias, na Casa de Detenção do Recife.
 
Panorãmica do Hospital da Tamarineira, hoje Ulisses Pernambucano
Em 1936, funda uma instituição particular, o Sanatório Recife, para o tratamento de pacientes com patologias psiquiátricas. Anos depois, Ulisses Pernambucano volta ao Rio de Janeiro onde vem a falecer em 5 de dezembro de 1943, aos 51 anos de idade.
SEMANA CULTURAL NO HOSPITAL ULISSES PERNAMBUCANO
o frevo                                     danças indígenas

 
a arte                                  e ...  a música

Um comentário:

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.