segunda-feira, 19 de março de 2012

O EGO



Muita gente diz: “Isto faz bem ao meu ego.” Ou afirma: “Meu ego está alta, hoje!” Mas, o que é o ego? 

O ego é o “EU” de cada um. E esse “EU” é quem nos torna conscientes do que fazemos, do que sentimos, do que percebemos, de como agimos, das lembranças e recordações de um fato passado, dos nossos desejos, vontades, necessidades e sonhos, dos pontos fortes e fracos, do que gostamos ou desgostamos, a nossa auto-imagem e tudo o que podemos afirmar que nos define como "Eu".

O ego é o centro organizador da nossa consciência. Sua tarefa é filtrar as experiências cotidianas, por isso, seleciona algumas experiências e elimina a maioria. E por causa dessa tarefa, o ego assume uma identidade e dá coerência á personalidade dos indivíduos. Por isso, os sujeitos sabem de si mesmos e agem de acordo com esse modo de ser. Um modo que contém  os princípios, os valores e os ideais sociais do grupo em que está inserido e que ele aceita e se reconhece como membro participante.

O ego também é o mediador entre a consciência e o inconsciente (seja ele individual ou coletivo).

Para Jung, o ego faz parte dos complexos, como uma reunião de idéias e afetos que giram tem torno de um núcleo comum que o autor chama de “Complexo de Identidade” ou “Complexo do Eu Consciente”.


fonte:

PORTILLO,Vanilde Gerolim. "Jung e os conceitos básicos da Psicologia Analítica"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.