sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ALTERD BOOK COM RECORTES SIMPLES

Particularmente, estes são os que mais gosto. Para fazer esta arte você precisa de: um livro antigo, um estilete, régua, cola branca, uma figura ou objeto, sobras de papéis, tintas e pincéis ou rolinho, canetas "hidrocor" ou lápis de cor (se preferir), além de outros enfeites.

Veja este modelo:

Vamos ao passo a passo?

1- Para iniciar, verifique o estado do livro escolhido e conserte-o se for necessário. Encape-o com papel ou tecido caso esteja muito ruim e use cola branca de boa qualidade.

2- Decida também como você quer o resultado final: manter a antiguidade do livro ou dar a ele um ar de modernidade? Isto definirá o restante dos passos.

3- A escolha o motivo a ser retratado: um objeto, ramos secos, flores, foto ou paisagem, um desenho seu, entre outros devem seguir o resultado final determinado no passo anterior. Isso envolve também as cores a serem usadas seja na pintura com tinta ou com lápis, seja nos papéis caso queira usá-los.

4- Escolhido o motivo, decida onde você quer vê-lo: logo no início ou no meio do trabalho. Se sua escolha for abrir o livro e já ver o motivo escolhido deixe de 20 a 50 folhas (dependendo da grossura do livro). Caso você queira ver o seu motivo no meio do livro, deixe o mesmo tanto de folhas no início também.

5- Escolha uma forma (quadrado, retângulo, círculo ou oval) que combine com o formato do livro escolhido e que valorize o motivo escolhido. Trace a forma com uma régua no local desejado e recorte-a cuidadosamente com o auxílio de um estilete. Marque bem a parte inicial e final da parte a ser recortada com folhas coloridas ou papelão grosso para que você não recorte além do limite determinado.

6- Você precisa decidir que as folhas iniciais ficarão soltas ou presas (formando uma página única e grossa). Se ficarem soltas, trate de colar as folhas recortadas, principalmente na borda do recorte e na borda exterior das páginas. Se ficarem presas, cole tudo e deixe secar bem. Em todos os casos use rolinho para passar a cola (fica uma camada mais fina e seca mais rápido do que com o pincel). Deixe secar bem.

7- Se escolheu uma figura, observe a cor que mais aparece nela e que combine com o seu desejo de manter a antiguidade ou a modernidade da obra. Disso depende a escolha a cor que você dará à peça. Misturando-se um pouco de marrom a essa cor, encontramos um tom mais escuro o que nos permite a formar um sombreado. O marrom sozinho sobre a cor decida, envelhece a peça. Mas cuidado: o pincel deve estar seco, a tinta deve ser pura e retirar o excesso em um papel ou pano. Só então ele dá o envelhecimento. Caso contrário, estragará o seu trabalho. Faça o mesmo com outros motivos. Pinta a capa do livro interna e externamente. Deixe secar novamente.

8- Cole o grupo de folhas (soltas ou presas) do final do livro na contracapa interna. Sobre esse grupo, cole a figura escolhida (caso seja este o motivo). Cole-a a parte recortada por cima da figura e o grupo inicial de folhas (soltas ou presas) na contracapa interna. Caso tenha escolhido outro motivo, faça apenas as colagens das partes. Deixe secar.

9- Decore o motivo escolhido conforme sua preferência e cole-o (s) para complementar seu trabalho já decorados. Decore a capa finalmente, mantendo o padrão de sua escolha.

ALGUMAS SUGESTÕES PARA VOCÊ:

 

 

   



fonte de imagens: Google e Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.