sexta-feira, 12 de abril de 2019

O QUE SÃO ARTES CONCEITUAIS?

Durante muitos séculos, as artes eram realizadas pelos grandes mestres, eram belas e tinham uma perfeição de formas e de detalhes que impressionavam o observador. Eram um misto de delicadeza e talento.


"A moça do brinco de pérola" é obra do pintor 
holandês Johannes Vermeer 

Com o passar do tempo, os artistas decidiram experimentar novas formas e novos materiais. E com isso tudo, formaram assim um vasto repertório em que as ideias sobrepujavam o objeto artístico.

Nos anos 1970, os artistas passaram a confrontar os suportes tradicionais, já que muitas de suas experiências artísticas haviam apresentado bons resultados, como por exemplo, os trabalhos produzidos em vídeos e computadores.

obra de Sol LeWitt 

obra de Ron Mueck

Diante de uma diversidade de meios para materializar uma ideia e seus processos, realizados em suportes transitórios e reprodutíveis como as fotografias, os audiovisuais, as xerox, off-sets, postais etc, começava a ganhar corpo. Estabeleciam nova forma de linguagem artística, cujo item principal era o conceito e não mais o objeto reproduzido.


 
obras de Duchamps

Nas obras de Marcel Duchamps, nos anos 60, o artista inspirando-se em objetos do cotidiano das pessoas, reapresentava-os como elementos do seu processo criativo. Assim, privilegiava sua ideia enquanto a visão do objeto diminuía. Ainda nessa década, muitos artistas fizeram o mesmo que Duchamp. Os observadores ficaram espantados no início, mas depois acharam original e criativo.
cartaz publicitário do Grupo Fluxus

A década de 60 foi uma época de “vanguarda”, ou seja, de avanços nas experimentações. Tanto que o termo “arte conceito”, adotado em 1961, por Henry Flynt, que fazia parte das atividades de um grupo chamado “Grupo Fluxus”, de Nova Iorque.  As atividades do grupo era um movimento artístico que se opunha aos valores burgueses, ás galerias e ao individualismo. Este grupo fora criado na Alemanha um ano antes, durante o Festival Internacional de Música, cujo líder era George Maciunas.

obra em movimento

Em 1969, na Inglaterra, a revista “Art Language” foi publicada com a inscrição no subtítulo: “Revista de Arte Conceitual”. Assim, todos os trabalhos que apresentassem o uso de meios provisórios, de fácil reprodução em grande quantidade, e de um sistema alternativo de distribuição a museus e galerias de renome recebiam a denominação de “arte conceitual”. E, pouco a pouco, museus e galerias passaram a se abrir para essas novas linguagens. O resultado final é que esse tipo de arte se multiplicou e se espalhou pelo mundo afora.

Arte Conceitual foi um movimento artístico criativo e inovador que surgiu entre os anos de 1960-70, com o objetivo de reagir contra o formalismo da arte das décadas anteriores, e pretendia:

a) a valorização do conceito (ideia do artista) se sobrepondo ao objeto ou situação representada;

b) a utilização de vários materiais como suporte (performances e instalações artísticas, vídeos e outros) onde misturavam pinturas, colagens ou fotos com palavras, frases, textos, etc;

c) desenvolver uma arte voltada para a proteção ambiental, aproveitando materiais reciclados e que servissem de alertar para sua preservação;

d) uma volta ao figurativo, dando valor a forma humana, a natureza e os objetos criados pelos homens;

e) por fim, romper com o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.