quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PONTOS DE COBERTURA

Os pontos de cobertura ou de preenchimento da figura a ser bordada tem como pontos básicos os: chatos, as laçadas, o ponto cárdia, os nós e fios estendidos. São eles:

OS PONTOS RETOS

PONTOS RETOS ou CHATOS são pontos individuais espaçados ou muito juntos, regulares ou irregulares. No entanto, não devem ser longos ou frouxos em demasia.  São usados tanto em tecidos com tramas de fios muito juntos como nos que se podem contar de fios.  Os mais conhecidos são os “pontos cheios”, o “ponto matiz” e o “ponto de sombra”.

Ponto reto, chato com caseado

O PONTO CHEIO pode ser realizado com ou sem relevo. Sem relevo é mais simples, vai se preenchendo o desenho com pontos curtos ou longos bem próximos uns dos outros. Serve para o preenchimento de figuras pequenas. Para os pontos cheios com relevo é necessário preencher o interior do desenho com pontos de alinhavo miúdos e próximos antes dos pontos retos finais e seguindo o contorno do desenho escolhido. Para que fiquem esteticamente bonitos, é preciso que se obedeça, o contorno da figura e que os pontos tenham sempre a mesma tensão.


Ponto cheio e chato 

Bordado em ponto cheio em relevo, próprio 
da Ilha da Madeira, Portugal.

NOVIDADE DO BRASIL - bordado da Ilha do Ferro - Alagoas

Exclusivo do Brasil - ponto boa noite

O PONTO MATIZ é semelhante ao ponto cheio sem relevo, sendo que podem ter comprimentos diferentes, mas sempre próximos uns dos outros.



O PONTO SOMBRA é usado em tecidos delicados, finos e/ou quase transparentes, como a cambraia por exemplo. Neste caso, o risco e o bordado são feitos no avesso do trabalho. São próprios para roupas de bebê, camisas femininas ou blusas. O ponto utilizado para fazer a sombra é o ponto russo ou o ponto atrás alternado (ou seja, ora de um lado, ora do outro do risco do desenho) e sem deixar espaços grandes nessa alternância. Trabalha-se com dois fios da cor desejada (de preferência, fios de meada por serem mais finos) na agulha.

ponto sombra

 NOVIDADES:

 PONTO CESTA


PONTO TRANÇADO


PONTOS DE LAÇADA

Os pontos de laçada são aqueles em antes de tirar a agulha passa-se a linha por baixo dela, como no ponto caseado. Os mais usados são: o ponto folha, o pétala ou ponto margarida e o renascença.

PONTO FOLHA - Conheça dois jeitos de preencher uma folha




PONTO PÉTALA OU MARGARIDA





NOVIDADES:

Você encontra neste vídeo um ponto de folha e de preenchimento de flor muito diferente e facílimos. Aproveite!

 Caseado aberto ou ponto renascença

PONTO CRUZ
ponto cruz simples

O ponto cruz é trabalhado em forma de cruz, como o nome diz. Porém, essa cruz é realizada em dois movimentos: ida e volta podendo ser realizado da direita para a esquerda ou vice-versa. O importante é que todas as carreiras de volta, a linha que se sobrepõe fique sempre para o mesmo lado. Este ponto só pode ser realizado em tecido em que se pode contar os fios. O ponto cruz dispensa também os riscos da figura desejada.
ponto de cruz com mais dificuldade.


Lindos, não?!

Cada tipo de bordado tem um certo número de pontos básicos que são usados e que podem ser misturados entre si para eliminar a monotonia. Mas o ponto cruz dispensa outros pontos.

PONTO ASSIS



O ponto Assis é o ponto cruz ao contrário, ou seja, enquanto o ponto cruz forma o desenho contando-se os fios, o ponto Assis preenche com ponto cruz o fundo deixando aparecer em branco (ou na cor do tecido) o desenho.


PONTOS DE NÓS ou PICÔ

O ponto de nó ou picô são pequenos nós que se dá enrolando o fio na agulha. Com fios finos, dando-se se 3 a 6 voltas (dependendo da grossura do fio) na agulha e preso no tecido simplesmente passando o fio para o avesso forma-se um nó. Vários nós juntos e unidos dão certo relevo gracioso ao trabalho.

PONTO NÓ FRANCÊS




Mas, enrolando-se mais vezes (10 a 15 voltas na agulha) forma-se novo ponto: o rococó.


PONTO ROCOCÓ SIMPLES



PONTO ROCOCÓ - FAZENDO ROSINHAS DE ROCOCÓ


Espero que tenham gostado e, para quem quiser
 usá-los, desejo um bom trabalho.

Até a próxima postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.