sábado, 10 de junho de 2017

A MODA DOS ANOS 80

A moda dos anos 80 foi intensa e inovadora. Lançou tendências em todos os setores de cultura, criou estilos diferenciados e algumas recriações ou releituras. Os anos 80 se mostrou com um estilo mais retrô, refletindo alegria, praticidade, versatilidade e diversão. Não faltou o toque de sensualidade, ousadia e sofisticação.


Um dos estilos dessa década foi o “fenômeno yuppie”, trazendo um visual exagerado e poderoso baseado nos jovens workaholics. Outra marca da época foram os acessórios. Não faltavam as gravatas coloridas e os suspensórios (bem característicos do estilo “yuppie”.

Foi uma época em que as mulheres entraram no mercado de trabalho. Lutavam por igualdade e competiam por cargos de chefia e executivos. O figurino usado por essas mulheres eram roupas com cintura e cós altos, ombreiras, pregas e drapeados usados no cotidiano e nos compromissos noturnos. Os tailleurs também estavam em alta. Podiam ser usados no cotidiano porque além da praticidade, davam um ar de poder e elegância.



Outra peça que teve bastante destaque foram os vestidos. Estes valorizavam a cintura feminina, com suas saias balonês e mangas bufantes ou com estampas geométricas.

Na metade da década, os grupos The B-52’s e devo influenciam a chegada de um novo estilo colorido que foi e continuará sendo inesquecível. As peças tornaram-se mais coloridas em tons cítricos, chamativos e fluorescentes em tecidos inovadores, como o stretch (que ainda usamos hoje em dia). Podia-se formar conjuntos combinando os tons ou misturá-los em uma única peça dando-lhe um toque futurista.


Os cabelos deixavam de lado os cortes tradicionais e entrava em moda os cortes assimétricos, com visual molhado obtido com muito gel e usado por ambos os sexos. Os penteados eram marcados por topetes altos e usados por homens e mulheres.


Astros como Michael Jackson e Madonna também influenciaram a moda dos anos 80, principalmente entre seus admiradores. O cantor usava jaquetas coloridas e com uma decoração repleta de zíperes e tachas metálicas que lembravam as jaquetas militares. Apesar da extravagância, tornaram-se muito populares.


Já a cantora, usava minissaias usadas com legging ou meias “arrastão”, blusas, camisas e jaquetas com ombreiras, enfeitadas com pérolas e trazia faixas de tule coloridos amarrados na cabeça. Ela usava também maquiagem pesada, olhos bem marcados e batons muito vermelhos.

Os cabelos ganhavam um visual rebelde, com penteados armados, cacheados e na altura dos ombros. Mas era chique.


A MODA DAS ACADEMIAS




Outros acessórios que não podiam faltar para completar o look dos anos 80 eram; a) os óculos Ray-Ban, usados pelos ídolos pop e do cinema e que foi um sucesso mundial; b) as roupas aeróbias ou “moda das academias” (com suas polainas, faixas nos cabelos, peças de lycra e os colantes); c) as bandanas adaptadas (marca do visual da Xuxa e do Cazuza); e os tênis usados por homens e mulheres no dia a dia. Todo colorido dava um aspecto jovial, saudável, despojado, prático e confortável, mesmo para os não adeptos aos exercícios físicos.


COISAS QUE MARCARAM ESTA ÉPOCA

Foi também a época:


da beggy e semibeggy,

 das sandálias de plástico (Melissas),

 
das ombreiras,


das mangas morcego,

das saias balonês,

 dos batons 24 horas,

dos scarpins coloridos

das mochilas carteiras de borracha

 das faixas na cabeça ou na testa,

 do decote e gola canoa,
do gel nos cabelos, do walkman, do atari, das balas Soft ( que mal cabiam na boca) e de tantas outras coisas.

Um novo comportamento se instaurou nessa época: a do corpo sadio. Não bastava estar vestido segundo os ditames da moda. Era preciso ter um corpo forte e saudável forjado pelos exercícios das academias que estavam sempre lotadas por todos os cantos do mundo. 

Os exercícios aeróbicos eram embalados por músicas vibrantes, ritmadas e dançantes. Os colants, as polainas e os agasalhos de moletom formavam o espírito desportivo. Fora das academias faziam sucesso as calças fuseau. Os mocassins e os tênis podiam ser usados com qualquer roupa e a qualquer hora.

Assista uma aula de aeróbica e pratique se quiser.

Por tudo isso, os anos 80 serão lembrados não só pelo exagero e ostentação ou pelo corpo bonito e saudável ou pelo luxo, poder e status. Mas, pelas roupas livres, práticas e revolucionárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.