quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CINEMA DIGITAL


É inegável que o mundo mudou muito com o avanço tecnológico. E o cinema não poderia ficar de fora. Assim, chegam ás telas o cinema digital, com uma maneira nova de fazer e exibir filmes. Essa nova maneira que afeta a produção, a distribuição e a projeção.




            




PRODUÇÃO

Os filmes digitais têm, como ideia principal, a utilização de bits e bytes nas sequências 1s e 0s. Para conseguirem essas sequências precisam de câmeras de filmagens especiais.  


cena do filme "Capitão América"

Uma câmera comum grava um filme em 24 frames (isto é, número de imagens que a câmera pode registrar por segundo). Já as câmeras digitais gravam com 30 frames por segundo. Dessa maneira, as informações digitais são mais rápidas e armazenam muito mais imagens do que as câmeras comuns. Além disso, as imagens são mais nítidas que as das câmeras de frames mais baixos.
Os filmes digitais são gravados como se gravam os vídeos para a televisão. Os vídeos de Tv tem seus frames entrelaçados, ou seja, eles se dividem e se encaixam em duas linhas horizontais, que vamos chamá-las de linha par e linha ímpar.

câmera digital profissional

Quando ligamos o vídeo para assisti-lo, as imagens contidas numa linha impar se movem para baixo ao mesmo tempo em que acionam o colorido da linha par que vem a seguir. Esta, por sua vez, se move para cima e aciona o colorido da linha ímpar seguinte. E assim sucessivamente. É este movimento de vai e vem para cima e para baixo que dá a qualidade da imagem do vídeo ou do filme que assistimos na tela, na Tv e no computador.

Os cineastas das indústrias cinematográficas utilizam câmeras digitais muito parecidas com as câmeras de filmar comuns que você tem no computador, no tablete ou no celular. Porém, usam lentes especiais de tecnologia de última geração.

As câmeras profissionais podem gravar tanto em 24 ou 30 frames, entrelaçados ou progressivos, alterar a extensão da luz e da profundida de campo em cada cena com um simples ajuste de configuração. Utilizam ainda CCDs de alta resolução (de 1920 x 1080 pixels) para captar o maior número de informações da cena. As câmeras profissionais, ao gravar uma cena, captam o espectro (tons e matizes) de todas as cores. Porém, elas possuem um separador de feixes dentro delas, que converte a luz da cena em luzes vermelhas, verdes e azuis e que podem ser recombinadas quando o filme é exibido. 
Cena do filme "Os Estagiários"

Utilizam ainda dispositivos de carga acopladas para converter a luz da cena em um sinal eletrônico e um conversor analógico-digital que transforma o sinal em 1s e 0s (aquela sequência lá do início).

VANTAGENS DO SISTEMA DIGITAL

São muitas as vantagens deste sistema: enormes quantidades de informações podem ser gravadas e armazenadas, melhora da qualidade das imagens e das cores que ficam mais naturais, a possibilidade ampliada de cores e tonalidades que antes não eram possíveis, a adequação da luz e da profundidade durante a filmagem. Além de tudo isso, ainda se pode falar do custo e da flexibilidade. 

Quanto ao custo, sabe-se que os cineastas trabalham sempre com orçamentos apertados e sempre acabam improvisando aqui e ali. É verdade que as câmeras profissionais não são baratas, mas o processo de edição supre porque se tornou bem mais simples e mais baratos que os antigos. Assim, pesando-se os custos e os benefícios elas ganham em disparada.


Quanto a flexibilidade, o que mais interessa aos cineastas é a facilidade no manuseio do equipamento e as possibilidades de uso que as câmeras digitais oferecem. Convertendo o filme em um formato para computador, os cineastas podem realizar as correções necessárias e depois converter novamente para filme para ser exibido. Neste caso, as imagens perdem um pouco a qualidade. Mas nem sempre o filme é convertido. Na maioria das vezes, mal as imagens são captadas, a edição começa. Com isto ganham tempo e não perdem dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.