segunda-feira, 13 de abril de 2015

O CINEMA MUDO E A COMÉDIA


Rir è sempre bom. O riso libera substancias tóxicas do fígado e melhora nossa vida tornando-a mais leve, mais criativa e mais agradável. O riso provoca mudanças físicas saudáveis ​​ao organismo, liberta do estresse, fortalecesse o sistema imunológico, faz bem para à nossa saúde mental e emocional. E o riso não foi esquecido nenhum ritmo do cinema mudo.

Ele está presente desde as primeiras aparelhagens com imagens em movimento. O primeiro filme cômico foi "Sneeze" (O Espirro) e exibido em 1894. Esse filme dirigido por Willian Dicson, estrelado por Fred Ott e tinha 7 segundos de exibição.


Ott não era ator, mas um empregado da companhia de Thomas Alva Edison. Ao assistir a cena filmada por Dicson, Edison achou-a engraçada. Decidiu colocá-la em seu cinematógrafo.  Assim considera-se Fred Ott como o primeiro ator cômico da história do cinema.

Em 1896, inspirado no cotidiano, O Filme "L'arroseur arrosé" (O regador Regado), dirigido pelos Irmãos Lumière, com 1 minuto e 13 segundos de exibição, já foi uma produção mais elaborada. E fizeram sucesso por um bom tempo.


Com a evolução das películas e com os filmes tornando-se mais longos, evidentemente o sucesso foi maior. As comédias inspiravam-se no vaudeville, no café-concerto, no music-hall e no circo. Eram brincadeiras leves e engraçadas com situações cotidianas e inusitadas e, muitas vezes, sem sentido, mas que acabavam chamando mais atenção  que os próprios personagens.

Anos mais tarde, Max Linder criou um personagem que se destacava por meio de um recurso da época em que a câmera distorcia, deformava ou cortava inesperadamente
de uma cena pará outra provocando uma surpresa no público e tornando o filme mais dinâmico.


Linder participou de vários filmes com este recurso: " MON PANTALON EST DECOUSUMON PANTALON EST DECOUSU "(1908); " LA PETITE ROSE "," ROMEO SE FAIT BANDIDO "e" MAX ET LA DOCTORESSE "(1909); " MAX JOESEE LE DAME "," MAX NE SE Mariera PAS "e" MAX PREND UM BANHO "(1910); " MAX ET SA belle MÈRE " e " PREMIER CIGARE D'UN COLLEGIEN "(1911); "MAX ET SON ANE" e "UNE NUIT AGITES" (1912) dentre outros.

Com a I Guerra Mundial, o cinema produzido nos EUA ganhou força. E os diretores e produtores das comédias estadunidenses passaram a utilizar perseguições, golpes, quedas etc, como estratégias para que o público pudesse rir.

As comédias estadunidenses passaram a exibir três subgêneros Cinematográficos: como comédias de ação, como comédias românticas e dramédia.

Como " Comédias de Ação "  -  misturavam uma comédia com muita ação (surpresas, golpes com tortas, choques de automóveis, perseguições policiais e outras situações incomuns).

Como " Comédias românticas " - uniam um romance de comédia OE. Sas filmes havia sempre hum triângulo amoroso Como mote. O casal passava diretor Por uma Variedade de cenas comicas Pará, no final, se reencontrarem e viverem Felizes Para sempre.

Como " dramédias " (ou comédias dramáticas) - juntavam a comédia e o drama. Seus temas eram sérios, mas apresentados de forma engraçada. O personagem principal tinha uma meta a ser conquistada, mas com tentativas frustradas que provocavam risos no público. E assim, entre risos e lágrimas. o personagem atingia o final feliz.

Como dramédias foram adquirindo subtipos:

O "DRAMA CÔMICO" - sem intenção de ser engraçado, mas com algumas situações que provocavam risos.

A "COMÉDIA FILOSÓFICA" - com intenção de ser engraçada, mas tratando de um tema sério e provocando reflexões.

NEUTRO -   o enredo não se concentrava nem na comédia, nem na filosofia.


continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.