quinta-feira, 6 de março de 2014

A MÚSICA MODERNA E O MUNDO (I)

Desde a fase barroca, a elite se reunia nos grandes salões palacianos ou nos teatros para ouvir e apreciar a chamada “boa música”. 

Os músicos eram apresentados por seus professores a um agente que tratava de introduzi-los em algum evento. Só faziam sucesso ou tinham seus nomes lembrados por essa elite se fossem realmente talentosos ou se os agradassem a essa elite de alguma outra forma.

Enquanto isso, o povo continuava a ouvir, cantar e dançar as de sua músicas região. Músicas que eram consideradas de pouco ou nenhum valor pelas elites.

Vamos conhecer algumas delas:

O LUNDUM
Também conhecido como Lundu, landu ou Londu é uma música de origem africana e de raízes folclóricas. Pode ser tocada, cantada e dançada por meio de sapateios, requebros e umbigadas. Antigamente, os africanos não precisavam de instrumentos musicais. Para marcar o ritmo do lundum, bastava bater palmas.

O video apresentado não é tão antigo quanto eu gostaria. Mas dá para se ter uma idéia do que é e como é esse ritmo. os instrumentos foram chegando aos poucos sob a influência dos colonizadores europeus.

Lundum: ÁFRICA NEGRA

Veja também como é a dança do Lundu Africano (embora seja dançado por aqui)




A HABANERA

A habanera ou havanera é um estilo musical desenvolvido em Havana (Cuba). Este estilo tem uma fusão da música africana (os batuques) devido a escravidão e da música local.


                                            Habanera (o mais tradicional encontrado)

Por volta do século XVII, esse estilo musical foi levado para a Europa influenciando tanto a música popular quanto a clássica. A habanera foi utilizada por grandes compositores como Bizet, Albéniz e Ravel. Esses e outros músicos clássicos e populares mexeram e modificaram sua estrutura básica.

Vejam como ficou:


Com a imigração portuguesa e espanhola na América Central a habanera volta, porém, completamente alterada.



O PASODOBLE


Surge no século XVIII, na Espanha e junto com as touradas. É uma música de ritmo quente e apaixonante. A  canções são trágicas e sensíveis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.