domingo, 21 de outubro de 2012

CARL GUSTAV JUNG: ESTUDOS E TRABALHO


Não há registros do ensino básico. Mas, durante a adolescência e juventude foi um estudante aplicado, entusiasta e disciplinado. Gostava muito de ler e foi bastante influenciado pela obra literária de Goethe. Gostava de filosofia e seus autores prediletos eram Hartmann e Nietzsche.

Jung queria estudar arqueologia, mas sua família não tinha recursos. Já naquela época, estudar fora custava muito caro. Embora fosse uma família importante, não era uma família abastada. Por outro lado, os pais e avós queriam que Jung seguisse os passos profissionais de sua família: a Medicina.

Entre 1894 e 1900, Jung cursou Medicina na Universidade da Basilea. Jung amadureceu no físico nas ideias e nos sentimentos durante esse tempo.


OS PRIMEIROS EMPREGOS

Em 1898, quase ao final do curso de Medicina, Jung estava indeciso sobre a especialização a seguir. Na Basilea, as opções eram restritas a Anatomia Patologica (a prática da medicina geral e curativa) ou a Medicina Interna (cirúrgica).  Foi nessa época que passa a se interessar pelos “fenômenos psíquicos”. Esse interesse se transformou numa tese de graduação, cujo titulo foi "PSICOLOGIA E PATOLOGIA DOS CHAMADOS FENÔMENOS PSÍQUICOS".

Mas, foi a leitura do “MANUAL DE PSIQUIATRIA”, escrito pelo psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing, que o fez decidir pela Psiquiatria. E passa a trabalhar em hospitais locais para conseguir recursos e custear seus estudos. Em pouco tempo, assume o cargo assistente médico num dos hospitais da região.

Em 1902, é convidado a trabalhar como médico ajudante, em Munique. Lá, vai substituir Immermann. Conhece Pierre Janet  e estuda com ele.

Em 1904, Jung monta um laboratório experimental. É nesse laboratório que, após muitos estudos, cria o “teste de associação de palavras” visando o diagnóstico psiquiátrico.  Estes estudos  e o teste associativo fizeram com que seu nome ficasse em evidência. Em 1905, assume o cargo de professor de psiquiatria na Universidade de Zurique.

Carl G Jung, em 1910.
Em 1910, ocupa o posto de ajudante na Clínica Psiquiátrica de Burghôlzli, em Zurique, e lá permanece por três anos.

grupo de psiquiatras liderados por C G Jung (1911)
Nessa época, Jung entra em contato com as obras de Sigmund Freud. Autor e obras eram bastante criticados pelos médicos e acadêmicos. Jung, convencido de que as ideias freudianas eram importantes e constituíam um avanço científico, passou a defendê-las. Estava tão convicto com as novas perspectivas psicanalíticas que resolver conhecer Freud pessoalmente.

O primeiro encontro entre Jung e Freud durou treze horas de conversação. A empatia entre os dois foi grande. Jung estava fascinado com a Psicanálise e promete a Freud ser um colaborador devotado. Freud participa para a comunidade científica a colaboração de Jung e anuncia que ele será seu herdeiro profissional. A partir de então trocam correspondências  semanalmente. 
Jung (sentado) á direita e Freud (sentado) á esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.