sábado, 2 de junho de 2012

MODELAGEM COM MASSA PLÁSTICA

Para iniciar os trabalhos com modelagem com crianças ou com deficientes começa com as massas plásticas. Usadas mais frequentemente na Educação Infantil e, raramente utilizadas no Ensino Fundamental. E assim mesmo,  é usada como "pintura" de mapas ou de desenhos, perdendo a função deste material que é tão rico. 

Versatilidade e criatividade são as características principais. Mas, também envolvem o desenvolvimento de habilidades e competências. Como habilidades, saber modelar qualquer coisa que seja implica num bom desenvolvimento da coordenação motora fina e numa boa preensão. Trabalha-se com pequenas porções de massa e para dar forma a elas é necessário que os movimentos sejam delicados. 

Quem aprende a modelar com essas massas, pode alçar novos vôos,  passando a modelar com argila ou com o biscuit fazendo lindas peças que vão do rústico à delicada arte do rococó.

QUAL A MELHOR MASSA?

A melhor massa é aquela que não esfarela  ou que gruda nas mãos ao trabalhar. Também não pode ser nem muito seca (dura), nem molenga demais. O ideal é uma massa consistente e que ofereça uma pequena resistência. E podem ser industrializadas ou caseiras.

O trabalho com modelagem implica no aprendizado de alguns procedimentos básicos como o amaciamento,  os rolos e as bolas.

O AMACIAMENTO

As massas industrializadas ressecam, mesmo dentro da embalagem. Por isso, é necessário que sejam amaciadas antes de usá-las. O amaciamento consiste em apertar a massa com as mãos. O calor das mãos faz o trabalho de amaciamento devolvendo a ela, a plasticidade para o trabalho. O contato das mãos com a massa é um excelente massageador sensorial e, portanto, estimulante. Bom para crianças com distúrbios sensoriais. Além disso, fortalece os músculos dos dedos, mãos e braços  que são utilizados para a escrita.

OS ROLOS

As embalagens industrializadas embalam a massa em rolos coloridos para acomodá-las na embalagem. Mas, não devem ser utilizadas com encontramos na embalagem, pois ficam duras e esfarelam. Para fazer os rolos basta colocar a massa sobre a mesa e, sobre elas, as duas mãos abertas. Depois, é só faze-las rolar. Comece com rolos grossos e vai afinando à medida que a criança vai conseguindo.



Para unir um rolo ao outro basta juntar e apertar.


AS BOLAS

As bolas exigem um esforço maior. Depois de amaciada a massa, coloque uma porção na palma de uma das mãos e com a outra por cima, faça a massa girar. Comece com bolas grandes e, à medida que as crianças forem conseguindo, desafie-as a fazer bolas menores.


ABRINDO A MASSA

Para abrir a massa, basta apertá-la entre os dedos indicador e o polegar.  Além de ser o correto, é também um trabalho de preensão, fortalecendo os músculos dos dedos, mãos, pulsos e braços. Muitos professores permitem que as crianças soquem a massa com punho fechado ou com a palma da mão, exercendo o efeito contrário e podendo trazer problemas mais tarde.

 

Para as crianças que não querem ou nao necessitem do movimento correto, pode-se permitir que apertem a massa sobre a mesa, usando o polegar ou a ponta dos dedos. Assim:


Pode-se ensinar a modelar fazendo figuras simples, como as pulseiras e anéis. Para isto, é só unir os rolos e juntar uma bola pequena.

 

Feito e aprendido isto, é só deixar a criatividade andar a vontade. Permita toda a exploração do material e de outros também, como por exemplos, lápis, palitos de dente e de churrasco, garfinhos ou facas de plástico ou de madeira (para bolos) e canetas sem tinta  para fazerem detalhes e texturas na massa.


Vejamos alguns trabalhos realizados em atendimento:

 


Por meio da modelagem de bonecos, representantes da figura humana que são, pode-se trabalhar várias coisas, abordando temas que vão desde os valores sociais e individuais até a imagem corporal.

  

 O importante é que se permita o trabalho da TRIDIMENSIONALIDADE que o material oferece.

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