terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MOSAICO COMO MEIO DE ESTIMULAÇÃO DE APRENDIZAGENS

Os mosaicos são excelentes técnicas de estimulação das aprendizagens porque desenvolvem a imaginação, a criatividade, além de trabalhar a coordenação motora fina e as habilidades manuais (que vão desde a preensão até os movimentos mais sutis e complexos realizados pelas mãos e braços). 

Como técnica aliada às aprendizagens escolares  serve para a realização de várias atividades como a de nomeação dos objetos contidos no desenho (que pode ser oferecido pelos adultos como releitura de alguma obra importante, um desenho comum ou criados pelas crianças e jovens), para formação de frases e produção de texto sobre o resultado final. 

Ainda com os mosaicos, pode-se trabalhar a paciência, a perseverança no trabalho,  descobrir e avaliar pessoas com ansiedade.

RELEITURA DA OBRA DE ALDEMIR MARTINS (pintor brasileiro).



MOSAICO EM E.V.A, CRIADOS POR CRIANÇAS.
 

UMA OUTRA FORMA DE MOSAICO, FEITA COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM. Este trabalho contou com a colaboração de todos os alunos em atendimento. Cada um doou 5 minutos do seu tempo de atendimento para realizarem a colagem ds bolinhas. O resultado do trabalho coletivo ficou muito bom.

OUTROS TRABALHOS EM MOSAICOS DIFERENCIADOS, REALIZADOS EM PEQUENOS GRUPOS.:

"O Pierrô"

 
máscaras de carnaval

Um comentário:

  1. Olá Suely,

    muito lindo seu trabalho com as crianças. Também acredito que a arte pode mudar o comportamento, e até o temperamento de um indivíduo. Você já leu o livro: O espaço do desenho: a educação do educador, de Ana Angélica Albano Moreira? É maravilhoso! Acho que você pode gostar. Se puder passe no meu Blog!
    Tenha uma ótima semana!

    Solange Branco

    www.solangepedag.blogspot.com

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.