terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O ATO CRIADOR



Na escola, no trabalho e na vida todos exigem que sejamos criativos. Mas, o que é ser "criativo"?



Segundo Vigotsky, uma pessoa criativa não precisa ser talentosa, nem tampouco ter uma habilidade excepcional qualquer porque a criatividade é uma função cerebral que acompanha do nascimento até a morte e todos os seres humanos a possuem em maior ou menor grau, dependendo das oportunidades e de estímulos que recebeu. Logo, todos somos criativos.

Durante o crescimento e o desenvolvimento, cada ser humano adquire experiência sobre o que vivencia e agrega a elas, as experiências dos  semelhantes, através de percepções ou de observações. Desta forma, pode elaborar e reelaborar todas elas sempre que surgir uma nova percepção ou observação. Decorre daí, a vivência própria e única de cada ser humano. 

Ao desempenhar uma tarefa ou realizar um trabalho artístico colocará em ação todo o seu somatório de experiências e de lembranças, isto é, o seu jeito de ser, de pensar, de sentir e de agir. A isto chamamos de criação. O ato criador é o momento em que, mediante uma situação ou um problema, cada ser humano encontra os meios e recursos para solucioná-lo de uma forma que é nova para si (como pessoa) ou para os demais.

  Mondrian é exemplo de criatividade para si mesmo, utilizando a mesma técnica e o mesmo padrão obtendo resultados diferentes.



    
O mesmo acontece com as crianças ao desenhar o tema "casa". Os dois primeiros a criança usou lápis coloridos para expressar o tema. Mesmo assim, nota-se que as casas possuem estilos diferentes. No terceiro, o recurso foi o computador.

A evolução do tear mostra a criação a serviço e bem estar da humanidade.

  
  
  dos teares manuais ás grandes máquinas de tecer

     


fonte
JAPIASSU, Ricardo O. Vaz, "Vigostky e criação artística infantil"
br.monografias.com/.../vygotsky.../vygotsky-criacao-infantil2.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.