terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BREVE HISTÓRICO DA ARTE-TERAPIA


A utilização dos recursos  artísticos com finalidades terapêuticas data dos anos iniciais do seculo XIX, e seu precursor foi Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. De nacionalidade alemã e médico, estabeleceu um projeto terapêutico em psiquiatriamque incluía o uso de sons, textos e desenhos como formas de comunicação com os conteúdos internos de seus pacientes.
Mais tarde, Carl Gustav Jung utilizou os recursos artísticos, relacionando as Artes e a Psiquiatria, trabalhando o “fazer artístico” como forma de atividade criativa e integradora da personalidade de seus pacientes.

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung, 1920).

Em 1914, o mundo era bem diferente do que é hoje. A educação tinha práticas ortodoxas, Florence Cane e Margareth Naumberg eram irmãs, moravam nos Estados Unidos da América e possuiam tradição judaica. Florence era meio revolucionária e contrária ás práticas educativas da pedagogia existente. Por isso, inventou uma escola revolucionária e moderna fora dos padrões americanos costumeiros, pois trabalhava com recursos expressivos e artísticosMargareth criticava os métodos da irmã porque estava envolvida com a questão do tratamento de pacientes. Apesar de tudo, Florence convidou Margareth para trabalharem juntas. O sucesso da escola e do aprendizado foi grande e Margareth passou a concordar com Florence.


Em 1958, a alemã Edith Kramer foi criada segundo os preceitos de seu país e residia nos EUA como imigrante. Sua família trabalhava com a psicanálise de Freud. Nos EUA, Edith trabalhou com imigrantes e filhos de imigrantes que formavam gangs e não conseguiam se adaptar naquela sociedade. Edith também trabalhava com recursos expressivos e artisticos. Houve muitas divergências entre Edith e Margareth Naumberg devido as interpretações psicanalíticas que Edith fazia, mas que obtinha muito sucesso. Margareth não fazia, nem concordava.




Em 1973, Janie Rhyne tinha formação em Gestalt Terapia, estudava as artes e seus benefícios para as pessoas e trabalhava com arte-terapia com base na Gestalt.


Em 1974, Natalie Rogers (filha de Carl Rogers) desenvolveu um trabalho denominado “Conexão Criativa” como forma de aconselhamento, tendo um referencial filosófico humanista. Nesse aconselhamento utiliza recursos expressivos. Mas, ainda não era a Arte-Terapia, mas Terapias Expressivas.

Um comentário:

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.