A utilização
dos recursos artísticos com finalidades
terapêuticas data dos anos iniciais do seculo XIX, e seu precursor foi Johann
Christian Reil, contemporâneo de Pinel. De nacionalidade alemã e médico,
estabeleceu um projeto terapêutico em psiquiatriamque incluía o uso de sons,
textos e desenhos como formas de comunicação com os conteúdos internos de seus
pacientes.
Mais tarde,
Carl Gustav Jung utilizou os recursos artísticos, relacionando as Artes e a
Psiquiatria, trabalhando o “fazer artístico” como forma de atividade criativa e
integradora da personalidade de seus pacientes.
Em 1914, o mundo era bem diferente do que é hoje. A educação tinha práticas ortodoxas, Florence Cane e Margareth Naumberg eram irmãs, moravam nos Estados Unidos da América e possuiam tradição judaica. Florence era meio revolucionária e contrária ás práticas educativas da pedagogia existente. Por isso, inventou uma escola revolucionária e moderna fora dos padrões americanos costumeiros, pois trabalhava com recursos expressivos e artísticos. Margareth criticava os métodos da irmã porque estava envolvida com a questão do tratamento de pacientes. Apesar de tudo, Florence convidou Margareth para trabalharem juntas. O sucesso da escola e do aprendizado foi grande e Margareth passou a concordar com Florence.
Em 1958, a alemã Edith Kramer foi criada segundo os preceitos de seu país e residia nos EUA como imigrante. Sua família trabalhava com a psicanálise de Freud.
Nos EUA, Edith trabalhou com imigrantes e filhos de imigrantes que formavam
gangs e não conseguiam se adaptar naquela sociedade. Edith também trabalhava com recursos expressivos e artisticos. Houve muitas divergências entre Edith e Margareth Naumberg devido as interpretações psicanalíticas que Edith fazia, mas que obtinha muito sucesso. Margareth não fazia, nem concordava.
Em 1973, Janie Rhyne tinha formação em Gestalt Terapia, estudava as artes e seus benefícios para as pessoas e trabalhava com arte-terapia com base na Gestalt.
Muito obrigada, perfeito.
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