DANÇA (CONT)
Em sua literatura, Bertoni (1992)
nos conta que o homem necessitava manter uma ligação com o divino (mundo espiritual)
e, por isso, buscou uma forma de extravasar essa necessidade através
de movimentos corporais. Essa necessidade espiritual misturava-se com outras
necessidades humanas como a de manter-se abrigado, busca do alimento, amparo
e defesa contra um mundo que era hostil. Mais tarde, expressou através da dança as colheitas, as caçadas, os rituais religiosos, nascimentos,
casamentos e mortes, homenagens á natureza (chuva, trovões etc), alegrias e
tristezas e o anúncio de guerras.
Dessa forma, cada povo foi
compreendendo que os movimentos realizados nas danças eram importantes e, pouco
a pouco, foram incorporados ás ações cotidianas. E logo se transformavam em
cultura. Os movimentos ganharam sentido e significado. As danças tornaram-se importantes, não
só como meio de se cultuar as divindades, mas também como forma de expressar
sentimentos e emoções. Dessa maneira, as danças foram se transformando num meio
de comunicação e de relacionamento consigo mesmo e com os outros.
As sociedades primitivas e as mais
avançadas foram descobrindo que a dança poderia ter outros motivos: por puro
prazer, por lazer, para afirmar poder, para fazer distinção entre classes
sociais, para ostentar riquezas etc. Foram percebendo que a dança trazia um
novo significado para suas vidas. E assim, surgiram as danças populares.
Passado alguns séculos, as
sociedades descobriram que o corpo físico podia movimentar-se com graça e leveza. Para
isso, bastava um pouco de aprimoramento. E com esse aprimoramento surgiu a criatividade
e, através dela, a auto-realização. E, pouco a pouco, foram observando os
benefícios que a dança trazia para o campo do desenvolvimento motor, cognitivo,
afetivo e social. Mas, tudo dentro de um esquema
coletivo.
Os homens e suas culturas
observaram que as diversas maneiras de dançar também comunicavam e expressaram
os diferentes sentimentos de diferentes momentos da vida e das sociedades em
diferentes épocas. Surgem, então, as danças teatrais. Estas foram ganhando estrutura,
organização e divisão do trabalho. Foi amadurecendo e evoluindo até transformar-se
em arte. (BERTONI, 1992).
Como arte, a dança reúne
vários outros segmentos artísticos como a música, a pintura, a escultura, o
teatro, a expressão corporal (movimento). Ao mesmo tempo, o emocional do
indivíduo, os diferentes papéis sociais, o desempenho das relações dentro da
sociedade.
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