Para iniciar os trabalhos com modelagem com crianças ou com deficientes começa com as massas plásticas. Usadas mais frequentemente na Educação Infantil e, raramente utilizadas no Ensino Fundamental. E assim mesmo, é usada como "pintura" de mapas ou de desenhos, perdendo a função deste material que é tão rico.
Versatilidade e criatividade são as características principais. Mas, também envolvem o desenvolvimento de habilidades e competências. Como habilidades, saber modelar qualquer coisa que seja implica num bom desenvolvimento da coordenação motora fina e numa boa preensão. Trabalha-se com pequenas porções de massa e para dar forma a elas é necessário que os movimentos sejam delicados.
Quem aprende a modelar com essas massas, pode alçar novos vôos, passando a modelar com argila ou com o biscuit fazendo lindas peças que vão do rústico à delicada arte do rococó.
QUAL A MELHOR MASSA?
A melhor massa é aquela que não esfarela ou que gruda nas mãos ao trabalhar. Também não pode ser nem muito seca (dura), nem molenga demais. O ideal é uma massa consistente e que ofereça uma pequena resistência. E podem ser industrializadas ou caseiras.
O trabalho com modelagem implica no aprendizado de alguns procedimentos básicos como o amaciamento, os rolos e as bolas.
O AMACIAMENTO
As massas industrializadas ressecam, mesmo dentro da embalagem. Por isso, é necessário que sejam amaciadas antes de usá-las. O amaciamento consiste em apertar a massa com as mãos. O calor das mãos faz o trabalho de amaciamento devolvendo a ela, a plasticidade para o trabalho. O contato das mãos com a massa é um excelente massageador sensorial e, portanto, estimulante. Bom para crianças com distúrbios sensoriais. Além disso, fortalece os músculos dos dedos, mãos e braços que são utilizados para a escrita.
OS ROLOS
As embalagens industrializadas embalam a massa em rolos coloridos para acomodá-las na embalagem. Mas, não devem ser utilizadas com encontramos na embalagem, pois ficam duras e esfarelam. Para fazer os rolos basta colocar a massa sobre a mesa e, sobre elas, as duas mãos abertas. Depois, é só faze-las rolar. Comece com rolos grossos e vai afinando à medida que a criança vai conseguindo.
Para unir um rolo ao outro basta juntar e apertar.
AS BOLAS
As bolas exigem um esforço maior. Depois de amaciada a massa, coloque uma porção na palma de uma das mãos e com a outra por cima, faça a massa girar. Comece com bolas grandes e, à medida que as crianças forem conseguindo, desafie-as a fazer bolas menores.
ABRINDO A MASSA
Para abrir a massa, basta apertá-la entre os dedos indicador e o polegar. Além de ser o correto, é também um trabalho de preensão, fortalecendo os músculos dos dedos, mãos, pulsos e braços. Muitos professores permitem que as crianças soquem a massa com punho fechado ou com a palma da mão, exercendo o efeito contrário e podendo trazer problemas mais tarde.
Para as crianças que não querem ou nao necessitem do movimento correto, pode-se permitir que apertem a massa sobre a mesa, usando o polegar ou a ponta dos dedos. Assim:
Pode-se ensinar a modelar fazendo figuras simples, como as pulseiras e anéis. Para isto, é só unir os rolos e juntar uma bola pequena.
Feito e aprendido isto, é só deixar a criatividade andar a vontade. Permita toda a exploração do material e de outros também, como por exemplos, lápis, palitos de dente e de churrasco, garfinhos ou facas de plástico ou de madeira (para bolos) e canetas sem tinta para fazerem detalhes e texturas na massa.
Vejamos alguns trabalhos realizados em atendimento:
Por meio da modelagem de bonecos, representantes da figura humana que são, pode-se trabalhar várias coisas, abordando temas que vão desde os valores sociais e individuais até a imagem corporal.
O importante é que se permita o trabalho da TRIDIMENSIONALIDADE que o material oferece.
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OBRIGADA PELA VISITA.
Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.