"A moça do brinco de pérola" é obra do pintor
holandês Johannes Vermeer
Com
o passar do tempo, os artistas decidiram experimentar novas formas e novos
materiais. E com isso tudo, formaram assim um vasto repertório em que as ideias
sobrepujavam o objeto artístico.
Nos
anos 1970, os artistas passaram a confrontar os suportes tradicionais, já que
muitas de suas experiências artísticas haviam apresentado bons resultados, como
por exemplo, os trabalhos produzidos em vídeos e computadores.
Diante
de uma diversidade de meios para materializar uma ideia e seus processos,
realizados em suportes transitórios e reprodutíveis como as fotografias, os audiovisuais,
as xerox, off-sets, postais etc, começava a ganhar corpo. Estabeleciam nova
forma de linguagem artística, cujo item principal era o conceito e não mais o objeto
reproduzido.
obras de Duchamps
Nas
obras de Marcel Duchamps, nos anos 60, o artista inspirando-se em objetos do
cotidiano das pessoas, reapresentava-os como elementos do seu processo
criativo. Assim, privilegiava sua ideia enquanto a visão do objeto diminuía.
Ainda nessa década, muitos artistas fizeram o mesmo que Duchamp. Os
observadores ficaram espantados no início, mas depois acharam original e
criativo.
A
década de 60 foi uma época de “vanguarda”, ou seja, de avanços nas
experimentações. Tanto que o termo “arte conceito”, adotado em 1961, por Henry
Flynt, que fazia parte das atividades de um grupo chamado “Grupo Fluxus”, de
Nova Iorque. As atividades do grupo era
um
movimento artístico que se opunha aos valores burgueses, ás galerias e ao
individualismo. Este grupo fora criado na Alemanha um ano antes, durante o Festival Internacional de Música, cujo
líder era George Maciunas.
obra em movimento
Arte Conceitual foi um movimento artístico criativo e inovador que surgiu entre os anos de 1960-70, com o objetivo de reagir contra o formalismo da arte das décadas anteriores, e pretendia:
a)
a valorização do conceito (ideia do artista) se sobrepondo ao objeto ou
situação representada;
b)
a utilização de vários materiais como suporte (performances e instalações
artísticas, vídeos e outros) onde misturavam pinturas, colagens ou fotos com
palavras, frases, textos, etc;
c)
desenvolver uma arte voltada para a proteção ambiental, aproveitando materiais
reciclados e que servissem de alertar para sua preservação;
d)
uma volta ao figurativo, dando valor a forma humana, a natureza e os objetos
criados pelos homens;
e)
por fim, romper com o passado.
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