É
inegável que o mundo mudou muito com o avanço tecnológico. E o cinema não poderia
ficar de fora. Assim, chegam ás telas o cinema digital, com uma maneira nova de
fazer e exibir filmes. Essa
nova maneira que afeta a produção, a distribuição e a projeção.
PRODUÇÃO
Os
filmes digitais têm, como ideia principal, a utilização de bits e bytes nas
sequências 1s e 0s. Para conseguirem essas sequências precisam de câmeras de
filmagens especiais.
cena do filme "Capitão América"
Uma câmera comum grava um filme em 24 frames (isto é,
número de imagens que a câmera pode registrar por segundo). Já as câmeras
digitais gravam com 30 frames por segundo. Dessa maneira, as informações
digitais são mais rápidas e armazenam muito mais imagens do que as câmeras
comuns. Além disso, as imagens são mais nítidas que as das câmeras de frames
mais baixos.
Os filmes digitais são gravados como se gravam os vídeos para a
televisão. Os vídeos de Tv tem seus frames entrelaçados, ou seja, eles se
dividem e se encaixam em duas linhas horizontais, que vamos chamá-las de linha
par e linha ímpar.
câmera digital profissional
Quando ligamos o vídeo para assisti-lo, as imagens contidas numa
linha impar se movem para baixo ao mesmo tempo em que acionam o colorido da
linha par que vem a seguir. Esta, por sua vez, se move para cima e aciona o
colorido da linha ímpar seguinte. E assim sucessivamente. É este movimento de
vai e vem para cima e para baixo que dá a qualidade da imagem do vídeo ou do
filme que assistimos na tela, na Tv e no computador.
Os cineastas das indústrias cinematográficas utilizam câmeras
digitais muito parecidas com as câmeras de filmar comuns que você tem no
computador, no tablete ou no celular. Porém, usam lentes especiais de
tecnologia de última geração.
As câmeras profissionais podem gravar tanto em 24 ou 30 frames,
entrelaçados ou progressivos, alterar a extensão da luz e da profundida de campo
em cada cena com um simples ajuste de configuração. Utilizam ainda CCDs de alta
resolução (de 1920 x 1080 pixels) para captar o maior número de informações da
cena. As câmeras profissionais, ao gravar uma cena, captam o espectro (tons e
matizes) de todas as cores. Porém, elas possuem um separador de feixes dentro
delas, que converte a luz da cena em luzes vermelhas, verdes e azuis e que
podem ser recombinadas quando o filme é exibido.
Cena do filme "Os Estagiários"
Utilizam ainda dispositivos de
carga acopladas para converter a luz da cena em um sinal eletrônico e um
conversor analógico-digital que transforma o sinal em 1s e 0s (aquela sequência
lá do início).
VANTAGENS DO SISTEMA DIGITAL
São muitas as vantagens deste sistema: enormes quantidades de
informações podem ser gravadas e armazenadas, melhora da qualidade das imagens
e das cores que ficam mais naturais, a possibilidade ampliada de cores e
tonalidades que antes não eram possíveis, a adequação da luz e da profundidade
durante a filmagem. Além de tudo isso, ainda se pode falar do custo e da
flexibilidade.
Quanto ao custo, sabe-se que os cineastas trabalham sempre com
orçamentos apertados e sempre acabam improvisando aqui e ali. É verdade que as
câmeras profissionais não são baratas, mas o processo de edição supre porque se
tornou bem mais simples e mais baratos que os antigos. Assim, pesando-se os
custos e os benefícios elas ganham em disparada.
Quanto
a flexibilidade, o que mais interessa aos cineastas é a facilidade no manuseio
do equipamento e as possibilidades de uso que as câmeras digitais oferecem.
Convertendo o filme em um formato para computador, os cineastas podem realizar
as correções necessárias e depois converter novamente para filme para ser
exibido. Neste caso, as imagens perdem um pouco a qualidade. Mas nem sempre o
filme é convertido. Na maioria das vezes, mal as imagens são captadas, a edição
começa. Com isto ganham tempo e não perdem dinheiro.
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