A CAPELA IMPROVISADA QUE SE TRANSFORMOU NA MAIOR METRÓPOLE BRASILEIRA
25 de janeiro de 1554 - diante dos nativos da região foi fundada uma capela improvisada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, que tinha como finalidade a catequese dos índios e servir de abrigo para os viajantes. A capela foi batizada com o nome do santo do dia: SÃO PAULO.
Com o tempo, a capela foi sendo melhorada. Mas, foi perdendo espaço para as funções educativas de catequese e logo se transformou num colégio. Afinal, para os jesuítas a catequese era muito importante e haviam muito índios a serem catequizados.
Situado entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú o colégio e a pousada ganharam fama entre os viajantes e moradores do litoral. E em pouco tempo, surge um pequeno povoado em torno do colégio. Povoado que recebeu o nome de SÃO PAULO DE PIRATININGA. E o povoado foi crescendo, crescendo, crescendo... E em 1824, na visão do pintor Baptiste Debret, a capela, o Colégio e o povoado já estavam assim:
Em 1850, assim era São Paulo:
Visão de São Paulo de 1890 a 1910.
Com a industrialização tudo mudou. E em 1950, a cidade de São Paulo já estava deste jeito:
Praça da Sé - Catedral em construção ao fundo
Praça Clovis Beviláqua - trabalhadores em filas de ônibus
E em 2015, São Paulo era assim:
Avenida Paulista e o Masp em destaque
Ponte Estaiada - centro
Parque do Ibirapuera - Obelisco
Estação da Luz - próximo da Sala São Paulo
Museu do Ipiranga
E tantos outros pontos turísticos, bares e restaurantes, shows por toda a parte, teatros, cinemas, shoppings, centros de cultura, o SEAGESP, etc
ORGULHO DE SER PAULISTANO.
Muito boa a matéria... estava realmente procurando imagens de 1915 e anteriores. Está de parabens.
ResponderExcluirApenas uma pequena correção: a Estação Luz abriga o Museu da Língua Portuguesa. A Sala SP está na Estação Júlio Prestes (a próxima).