sábado, 17 de janeiro de 2015

MENINOS JORNALEIROS

Desculpem, mas não resisti.

Esta música é uma raridade da Música Popular Brasileira, gravada por Jonas Tinoco em 1933, pela gravadora Odeon. A música trata da vida dura dos meninos pobres do Brasil que, para ajudar a família, trabalhavam como jornaleiros.

Além de ser uma raridade, esta música tem um significado especial em minha vida. Mais de duas décadas depois,segundo minha mãe, minha tia cantarolava essa música para me adormecer. 

Anos mais tarde, já com 8 ou 9 anos, minha tia cantava para me distrair nos domingo á tarde já que não tínhamos televisão em casa. Apesar de a televisão ter chegado ao Brasil na década de 1950, somente poucas pessoas abastadas a possuíam. Voltando à música, sempre que eu a ouvia, me emocionava muito. Eu não sabia explicar o porque, mas chorava copiosamente. Mas, o pior de tudo, é que eu pedia para que ela repetisse a canção inúmeras vezes, até que cansada, ela desistia ou mudava o repertório.

O tempo passou... eu cresci... e minha tia deixou de cantá-la. Veio o Alzheimer e Deus a levou. Dela e da canção, ficaram apenas as lembranças e umas poucas frases do início da canção. Hoje, resolvi dar uma procurada. 

Já estava desistindo quando a encontrei. Eu a ouvi algumas vezes e tirei a letra. E estou postando. O som do vídeo não é tão bom assim, mas quem gosta de raridades e pelo tempo de existência, ninguém vai se incomodar, não é mesmo?


No repertório de minha tia havia uma outra que, não sei o nome, nem quem cantava, se há registros dela ou não, mas que produzia em mim a mesma emoção.Vou procurá-la e quando encontrar postarei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.