O
século XVIII foi o século da liberdade e das novas ideias. Um século de
rompimentos de conceitos antigos e da construção de novos modos de pensar sobre
a natureza, as pessoas, os governos e a religião. Um século onde tudo era questionado,
discutido, analisado com objetividade e avaliado segundo os novos
conhecimentos.
Por
isso, foi um período onde a intelectualidade teve papel importante e os
pensamentos se aprimoraram. Daí, ser chamado de “iluminista”. Desse período surgiram
as bases e os fundamentos das sociedades e das políticas atuais. Mas, apesar
dos conflitos e das mudanças nos costumes, foi um período humanitário,
equilibrado e harmônico.
E
se tudo era influenciado pelo ideal iluminista, a música não ficou ilesa. E na
metade do século XVIII e início do XIX, mudanças foram propostas para a ela.
O
fim do período barroco coincide com este novo tempo. A música, até então, tinha
um estilo complicado, muito rebuscadas em seus ornamentos tornando-as difíceis
e complexas. Um período onde as contradições estruturais estavam presentes.
As
novas ideias transformou as pessoas. Estavam mais cultas, mais conhecedoras e,
consequentemente, o gosto artístico estava mais aprimorado. Passaram a preferir
as artes que melhor se adaptavam ao novo pensamento e cultura da época.
De
1750 a 1790, houve grande mudanças estruturais na música. As música, foi se
tornando mais claras, mais regular nas formas e nas proporções, e mais objetivas,
mais simétricas e equilibradas. Os compositores dominavam os novos
conhecimentos e os utilizavam para garantir a simplicidade, a simetria, a
harmonia, o brilho e a sofisticação tão almejados. Mas, uma grande batalha
musical eclode. De um lado, a ópera e, de outro, a música instrumental.
C von Glug
Na
ópera havia a preocupação e a busca de uma ópera mais racional. E as primeiras conquistas
se devem a Christoph Willibald von Gluck.
Mas,
foi a música instrumental quem mais influenciou este período. A criação e a
consolidação de uma nova estrutura musical: a forma-sonata. Era uma música leve,
simples, despojada de exageros e ornamentos, e até certo ponto, frívola e
divertida. Mas os músicos e compositores procuravam manter o requinte, a
formalidade e a mecânica.
sonata de C. P. Emmanuel Bach
Este
gênero musical surgiu logo após o período barroco e seus grandes divulgadores
foram os filhos de Johann Sebastian Back. Wilhelm Friedemann Bach, o primogênito, foi grande e criativo
compositor. Mas, não se preocupou muito em deixar registros do seu trabalho. O
que se tem e em dia, se deve ao trabalho do irmão mais moço, Carl Phillip Emmanuel que deixa
registrado em partituras as próprias composições e ainda registrou algumas do
irmão.
W. Friedemann Bach C. Phillip Emmanuel Bach
Este
gênero musical serviu de modelo para todos os outros gêneros que foram criados
posteriormente: as sinfonias, os concertos para solistas, os quartetos de
cordas, obras de câmara, músicas sacras
e as sonatas para piano.
Gêneros que produziram verdadeiras obras-primas.
6ª sinfonia de Haydn
Dos
muitos compositores e músicos que se dedicaram a música clássica ou erudita,
pode-se destacar três grandes nomes deste período: Franz Josepf Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
que levaram o estilo ao apogeu pelo seu virtuosismo e Ludwig van Beethoven (1770-1827)
que finaliza este período. Em suas obras, Beethoven já mostrava as características
de um novo período musical: o romantismo.
Haydn Mozart
Beethoven
fonte
filme: Meu nome é Bach (encontrado no Youtube), o qual recomendo assistrem.
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