Para entendermos o que é esse “sentido obscuro” de maneira fácil, é quando se diz ou se usa uma palavra escondendo o verdadeiro sentido. Não, não é um duplo sentido, como por exemplo, de palavras que se usa numa piada o com conotação que envolve a sexualidade. Mas se usa uma palavra com a intenção de esconder um propósito. Veja o título de uma canção censurada na época, de Chico Buarque de Holanda.
Cálice
Chico
Buarque
Pai, afasta de mim esse
cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho
tinto de sangue
Como
beber dessa bebida amarga
Tragar a
dor, engolir a labuta,
Mesmo
calada a boca, resta o peito
Silêncio
na cidade não se escuta
De que me
vale ser filho da santa
Melhor
seria ser filho da outra
Outra
realidade menos morta
Tanta
mentira, tanta força bruta
Como é
difícil acordar calado
Se na
calada da noite eu me dano
Quero
lançar um grito desumano
Que é uma
maneira de ser escutado
Esse
silêncio todo me atordoa
Atordoado
eu permaneço atento
Na
arquibancada pra qualquer momento
Ver
emergir o monstro da lagoa
De muito
gorda, a porca já não anda,
De muito
usada a faca já não corta,
Como é
difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na
garganta.
O
que mais chama a nossa atenção é o interessante jogo de palavras, que a
princípio parece não ter nexo, mas serve para driblar o sentido real da
proposta do poeta. Outra coisa interessante, é o “apelo religioso” na primeira
estrofe, que ajuda a enganar o censurador. Mas no fundo, existe sim, uma
critica severa ao regime da época. Os termos censura, prisão, guerrilha,
liberdade não estão ali expressos, mas está subentendido. Daí impressiona o
jogo de palavras. Mas a mensagem está lá, clara como água, mas camuflada do que
devia continuar sendo feito.
Dessa
forma, quando uma obra é censurada a mensagem não desaparece por completo. Ela
deixa vestígios que ficam encobertos pelo uso de outros símbolos de sentido
implícito que o artista ou o movimento imprime.
Porque
a música foi a mais visada pela censura? Tocada nas rádios e na televisão, a
música é aprendida por milhares de pessoas que a repetem não uma, mas muitas
vezes e em diferentes lugares, fazendo com que a mensagem chegue ao destino
desejado. Além disso, no meio do caminho, a letra da música serve mensagem
subliminar para que outras pessoas entrem para o movimento. Daí a necessidade
da censura devido a uma luta armada que estava causando um caos na sociedade e
provocando excessos de ambos os lados.
A
censura não foi uma prerrogativa do Regime Militar brasileiro, mas uma das inúmeras
ocorrências usadas no processo histórico mundial. A censura imposta é uma atitude
extrema diante de uma situação-problema de difícil solução e tomada para
tentar desatar os nós que formaram o problema. Com certeza, silenciar,
censurar, excluir e interditar a fala de alguém sem que haja uma
situação-problema cuja dificuldade exija tal atitude é, simplesmente, um desejo
“de poder”, “de controle” ou “de seleção ”.
E
na visão do regime da época, a censura foi necessária para que as ideias
revolucionárias não se espalhassem ainda mais. Tanto que, na medida em que a
sociedade ia voltando a normalidade, a censura foi diminuindo até sua total extinção.
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