domingo, 27 de setembro de 2015

É TEMPO DE RECICLAR....


Todos nós vivemos um grave problema: preservar o mundo em que vivemos. E para isso, uma das alternativas é reciclar aquilo que não nos serve mais. 

Reciclar é encontrar um novo uso para aquilo que já foi usado e que seria descartado. Eu uso muito papel no meu trabalho, assim como encontramos muitos usos para ele no cotidiano. Devo confessar que há um tempo atrás, jogava qualquer sobra no lixo.

Mas os incessantes apelos da mídia me trouxe uma consciência nova e maior.  Sei que minha participação é pequena, mas estou contribuindo. Qualquer papel serve para reciclar e podemos fazer essa reciclagem com arte. No começo, usava papeis de todos os tipos em atividades artísticas com meus pimpolhos do atendimento. 

Buscando novas atividades encontrei, por acaso, o vídeo de uma senhora que fazia bonecas de papel, no Youtube. Quem quiser assisti-lo e aprender a fazer bonecas é só digitar na busca  do Youtube o seguinte: "Africanas de papel de Forja Ideas".  Essa senhora faz bonecas com jornal. Eu tinha muitas revistas velhas e decidi usá-las. 

Minhas primeiras bonecas ficaram horríveis. Mas, aos poucos, foram melhorando. Então comecei a criar em cima do que havia aprendido. Cada uma era uma experiência nova. Vejam como ficaram:


                           Estas foram tentativas. Não ficaram tão boas. Mas não desisti.

 
                                                 minha série de africanos



                                                    série "damas antigas"

 

 Todas as bonecas foram feitas com rolonhos de folhas de revista velha. a roupa e os acessórios também. Para mantê-las eretas usei apenas um palito de madeira. todo o restante é papel. 

    Tenho novos projetos para fazer bonecas. Quando estiverem prontas postarei. 

domingo, 20 de setembro de 2015

IPÊ AMARELO

Hoje, dia 21 de setembro, comemoramos o "DIA DA ÁRVORE". E mais que nunca, precisamos muito delas, não só para purificar o ar da poluição e resfriar a temperatura. Mas dependemos dela principalmente para termos as chuvas, tão esperadas ultimamente.

Mas uma delas é especialmente comemorada por aqui: o ipê amarelo. 


E sabem por quê? Porque ela é a árvore simbolo do Brasil. Foi Olavo Bilac, um dos nossos grandes poetas, quem propôs tal nomeação justificando ser encontrada em abundância em todos os cantos do país. Enfeitam jardins públicos, praças,ruas e  os jardins caseiros. Com tal argumento a Câmara não teve outra saída a não ser legitimar o título. 



Suas flores são dedicadas e exalam um perfume suave. Na época da florada, ruas e  cidades ficam douradas por causa da cor amarela dos ipês.

Os ipês possuam cores variadas, porém só o amarelo recebeu o título de símbolo. Mas todas são lindas. Vejam:

branco                                   rosa


 
laranja                                        vermelho

roxo                                verde 

(O ipê verde é, na verdade, um  amarelo esverdeado).

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FAZENDO ARTE 2 - CONTINUAÇÃO.

Posto as últimas fotos das imagens para produção de texto do livro 2. Trata-se de colocar as crianças em contato com o mundo. São imagens que transportam a criança para um mundo diferente do que ela vive.



As figuras possuem textura, auto-relevo e são bastante coloridas e convidativas.



tema: "UM CIENTISTA MALUCO"

tema: "AS GALINHAS DO MEU QUINTAL"

tema: "O TRABALHO NA FAZENDA"

tema: "FÉRIAS NA FAZENDA"


tema: 'UM AMIGO FIEL"


tema: 'A BARRACA DE FLORES"

Espero que tenham gostado!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

FAZENDO ARTE 2

Como prometi, aqui vão algumas fotos do segundo livre com Arte Journal.

FASE 2

Nesta fase, as crianças percebem o outro e falam sobre esse outro, que tanto pode ser uma pessoa . um objeto ou um animal. Eu preferi usar animais

tema: "MACAQUICES"

tema: "CORUJITA: a estrela da tv"

tema: "O COELHO COMILÃO"

tema:"O PINGUIM QUE QUERIA ESTUDAR"

tema: "E O GATO SUMIU"

tema: "O BULE BAILARINO"

FASE 3

Nesta fase, as crianças incorporam a figura. Elas são, por exemplo, o carro, a pipa, a abelha ou qualquer outra coisa. E falam de suas impressões, sentimentos e problemas que encontram.

tema: "O TREM"

tema: " O GUARDA-CHUVA"  
(aqui a criança pode escolher qual deles ela quer ser)

tema: "A BONECA DE MARINA"

Esta é uma das etapas mais difíceis, porque as crianças desta geração não estão conseguindo se colocar no lugar do outro. 

FASE 4

A fase quatro tem figuras que trabalham os valores sociais e o respeito aos outros.

tema: "A RAIVA DA CANECA QUEBRADA"

tema: "O MORANGO QUE NÃO QUERIA VIRAR GELÉIA"

tema: "A BERINJELA QUE QUERIA SER DE OUTRA COR"

tema: "O RETRATO DE FAMÍLIA"

tema: "AS AVENTURAS DE UM PEIXINHO CURIOSO"


Todas as figuras deste livro contém texturas, alto relevo, e são bem coloridas (embora as fotos não façam justiça a esse colorido). As crianças amam fazer textos com esses livros e colocam em suas histórias sua criatividade, suas dificuldades de escrita, seus saberes e desconhecimentos. E assim, vamos trabalhando aos poucos para ajudá-las no que necessitam. 

Falta ainda uma fase que deixo para a próxima postagem.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

FAZENDO ARTE

OLÁ AMIGOS!


Lembram-se que há um tempo atrás, falei com vocês da Arte Journal? Pois é, fiquei pensando no que eu poderia aproveitar tudo o que havia aprendido com ela. Depois de muito pensar, uni a técnica da Arte-Journal com outras técnicas que já havia aprendido antes e criei imagens que utilizo para que meus pimpolhos criem frases, histórias orais ou escritas, dependendo da capacidade de cada um. E com essas imagens confeccionei 2 "livros".

O primeiro livro tenta resgatar as vivências anímicas das crianças. Uma fase que dá início ao aprendizado da linguagem, em que os pequeninos dão vida humana aos animais e objetos. Todas as imagens tem relevo e o trabalho ficou com uma textura que é impossível não tocar. As crianças ficam fascinadas!

O tema (que não apareceu na foto) é 
"CUIDANDO DA NATUREZA".

O tema deste é "A FAXINA".

tema: "QUE TAL MEU DISFARCE?"

O tema é "CURTINDO A NATUREZA"

tema: "VOCÊ QUER UMA FLOR?"

tema: "PREPARANDO A REFEIÇÃO"

tema:"PROCURANDO UM LUGAR 
PARA O PIQUENIQUE"

tema:"O SOLDADO E A BAILARINA" ou também
 "QUARTO DE BRINQUEDOS"


Estas são só algumas. Na próxima postagem, mostro as do outro livro.