segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JUNG E A CONVIVÊNCIA COM FREUD



 
                                                               Freud                                    Jung

Antes mesmo do encontro com Freud, Jung já desenvolvia sua tese dos “complexos”, intitulada como “Psicologia de Complexos”. Esse mesmo título deu origem, mais tarde,  ao de “Psicologia Analítica”.

O conceito de inconsciente já estava bastante estruturado quando Jung se encontrou com Freud. Jung afirmava que os complexos desvinculavam-se da consciência, mas não desapareciam. Ficavam no inconsciente e influenciavam na conduta das pessoas, por terem “certa autonomia”. Mas, foi a partir desse encontro que Jung se aprofundou ainda mais em seus estudos.

O contato entre Freud e Jung foi riquíssimo para ambos. A convivência entre esses dois teóricos teve pontos positivos e negativos. Positivos, porque um estimulava o outro a pesquisar mais e a apresentar argumentos melhores para convencer a sociedade médica da época. Negativos, porque à medida que conviviam, as diferenças no modo de pensar e de entender os problemas psíquicos, começavam a aparecer. E eram diferenças de ideias fundamentais, por isso, conflitos entre eles passaram a ser uma constante.

Jung ficava irritado porque Freud insistia em afirmar que “todos” os problemas psíquicos tinham fundo sexual. Jung não pensava assim e falava que poderia haver outras causas, entre elas, as espirituais. Por outro lado, Freud se recusava a aceitar essa ideia de Jung afirmando que não tinham bases científicas e, portanto, não eram consideradas válidas.

A amizade entre os dois já estava abalada e, cedo ou tarde, acabariam separando-se. Mas, o rompimento veio brusco. E foi doloroso, como todo rompimento. Desse rompimento ficaram mágoas de ambos os lados. Mágoas que, até os dias de hoje, dividem seus partidários.

Fonte:
Apontamentos de aula

domingo, 21 de outubro de 2012

CARL GUSTAV JUNG: ESTUDOS E TRABALHO


Não há registros do ensino básico. Mas, durante a adolescência e juventude foi um estudante aplicado, entusiasta e disciplinado. Gostava muito de ler e foi bastante influenciado pela obra literária de Goethe. Gostava de filosofia e seus autores prediletos eram Hartmann e Nietzsche.

Jung queria estudar arqueologia, mas sua família não tinha recursos. Já naquela época, estudar fora custava muito caro. Embora fosse uma família importante, não era uma família abastada. Por outro lado, os pais e avós queriam que Jung seguisse os passos profissionais de sua família: a Medicina.

Entre 1894 e 1900, Jung cursou Medicina na Universidade da Basilea. Jung amadureceu no físico nas ideias e nos sentimentos durante esse tempo.


OS PRIMEIROS EMPREGOS

Em 1898, quase ao final do curso de Medicina, Jung estava indeciso sobre a especialização a seguir. Na Basilea, as opções eram restritas a Anatomia Patologica (a prática da medicina geral e curativa) ou a Medicina Interna (cirúrgica).  Foi nessa época que passa a se interessar pelos “fenômenos psíquicos”. Esse interesse se transformou numa tese de graduação, cujo titulo foi "PSICOLOGIA E PATOLOGIA DOS CHAMADOS FENÔMENOS PSÍQUICOS".

Mas, foi a leitura do “MANUAL DE PSIQUIATRIA”, escrito pelo psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing, que o fez decidir pela Psiquiatria. E passa a trabalhar em hospitais locais para conseguir recursos e custear seus estudos. Em pouco tempo, assume o cargo assistente médico num dos hospitais da região.

Em 1902, é convidado a trabalhar como médico ajudante, em Munique. Lá, vai substituir Immermann. Conhece Pierre Janet  e estuda com ele.

Em 1904, Jung monta um laboratório experimental. É nesse laboratório que, após muitos estudos, cria o “teste de associação de palavras” visando o diagnóstico psiquiátrico.  Estes estudos  e o teste associativo fizeram com que seu nome ficasse em evidência. Em 1905, assume o cargo de professor de psiquiatria na Universidade de Zurique.

Carl G Jung, em 1910.
Em 1910, ocupa o posto de ajudante na Clínica Psiquiátrica de Burghôlzli, em Zurique, e lá permanece por três anos.

grupo de psiquiatras liderados por C G Jung (1911)
Nessa época, Jung entra em contato com as obras de Sigmund Freud. Autor e obras eram bastante criticados pelos médicos e acadêmicos. Jung, convencido de que as ideias freudianas eram importantes e constituíam um avanço científico, passou a defendê-las. Estava tão convicto com as novas perspectivas psicanalíticas que resolver conhecer Freud pessoalmente.

O primeiro encontro entre Jung e Freud durou treze horas de conversação. A empatia entre os dois foi grande. Jung estava fascinado com a Psicanálise e promete a Freud ser um colaborador devotado. Freud participa para a comunidade científica a colaboração de Jung e anuncia que ele será seu herdeiro profissional. A partir de então trocam correspondências  semanalmente. 
Jung (sentado) á direita e Freud (sentado) á esquerda

sábado, 13 de outubro de 2012

QUEM FOI CARL GUSTAV JUNG?


Esta é a cidade de Kresswil, Basilea, na Suíça, onde Carl Gustav Jung nasceu a 26 de julho de 1875. Morava no Cantón de Thurgau (ou Trugovia), junto ao Lago Constanza.

A FAMÍLIA

A família paterna e a família materna eram importantes na região, mas sem serem abastadas.


O avô paterno, também chamado Carl Gustav Jung (1794-1864), era médico, foi o  organizador da Faculdade de Medicina da Universidade da Basilea, lecionava anatomia e medicina interna e foi o  responsável pela ampliação do Hospital Geral local.


Samuel Preiswerk (1799-1871), seu avô materno, era um sacerdote responsável por várias paróquias da Igreja Ortodoxa e autor da gramática hebreia. Politicamente, pertencia a um movimento internacional que defendia e lutava pela restauração de uma pátria para o povo judeu, que anos mais tarde, influenciou na formação do Estado de Israel.

O pai, Paul Achilles Jung (1842 -1896), era filósofo. Mas, abandonou a carreira para se dedicar à igreja, onde era pastor luterano, da mesma forma que alguns parentes.

A mãe, Emilie Preiswerk (1848-1923), era médium espírita e, por causa disso, foi considerada como tendo uma personalidade dissociativa.

O casal teve um primeiro filho (Paul) que faleceu depois de alguns meses. Depois nasceu Carl Gustav e, em 1884, nasce Johanna Gertrud, sua única irmã, falecida em 1935.

A INFÂNCIA
Jung aos 6 anos de idade

Carl foi uma criança sensível, intuitivo inteligente e sagaz. Mas, também, introspectivo e solitário. Com os pais tinha uma relação bastante próxima e afetuosa. Mas, era uma família complicada e, algumas vezes, desestruturada. Desde cedo Jung viveu conflitos por causa das convicções religiosas de seus pais, além de enfrentar a inveja dos amigos.


A VIDA ESTUDANTIL DE JUNG

Não há registros do ensino básico. Mas, durante a adolescência e juventude foi um estudante aplicado, entusiasta e disciplinado. Gostava de ler e foi muito influenciado pela obra literária de Goethe. Gostava também de filosofia e seus autores prediletos eram Hartmann e Nietzsche.

Jung queria estudar arqueologia, mas sua família não tinha recursos para mandá-lo estudar fora da Basilea. O desejo dos pais e avós era o de que estudasse medicina. Assim, entre 1894 e 1900 estudou na Universidade da Basilea. O curso lhe fez bem, pois ao sair da Universidade havia deixado de ser introspectivo.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

MÚSICA BOA É SEMPRE BOM

A DANÇA RITUAL DO FOGO um dos clássicos mais tocados no mundo todo. O maestro Manoel Falla com suas caretas e gestos são um charme à parte. Confiram!