sábado, 1 de setembro de 2012

ARTE-TERAPIA OU ARTETERAPIA?


Encontramos os títulos “Arte-Terapia” em vários sites e blogs. Esse título, ora está escrito com hífen como está neste blog, ora emendado como em tantos outros. Isto traz dúvidas sobre a forma correta de escrevê-lo.

Para dizer a verdade, ambos estão corretos. Mas, a presença do hífen em um e não no outro apenas define o tipo de orientação ou linha psicológica que os terapeutas seguem. 

Para esclarecer esta confusão, é preciso dizer que existem duas linhas diametralmente oposta sobre a mesma função: a linha "interpretativa" e a linha "não interpretativa".

A ARTETERAPIA segue a "linha interpretativa", ou seja, tudo o que é produzido é analisado e interpretado pelo terapeuta. Esta linha segue os preceitos da Psicanálise  criada por Sigmund Freud e como fazia o Dr. Osório César.

Sigmund Freud

Já a ARTE-TERAPIA segue a linha não interpretativa. O material produzido serve para que o terapeuta entenda o conteúdo criativo sem que haja a interpretação. Todas as explicações, implicações e relações entre os elementos que aparecem nas produções artísticas são esclarecidas pelo seu próprio autor ou criador. Esta linha segue a corrente da Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung e divulgada no Brasil pela Dra Nise da Silveira.

Carl Gustav Jung

5 comentários:

  1. E pra que serve??? rsrsrsrsr
    Ó timo esclarecimento.Bjs amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida elimine esta verificação de palavras que ninguém merece e ainda ficou pior.Tem numeral e duas palavras desenhadas,pra gente errar e ter que fazer de novo...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sueli, eu não conhecia a diferença e gostei de ler! Porque já li as expressoes e nunca imaginei que se trata de linha de estudo diferenciada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a informação acima. É muito bom entender e compreender as diferenças, ainda mais quando se é apaixonado pelo assunto.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, para mim foi útil e esclarecedor!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.